Ecopedagogy: educating for a new eco-social intercultural perspective

  • Stefan Krasimirov Grigorov
  • Reinaldo Matias Fleuri

Resumo

Nesse artigo pretende-se apresentar um estudo exploratório da Ecopedagogia comoum projeto educacional internacional, que nasceu das necessidades do Novo Milêniopara transformar a globalizada “Sociedade de Risco Mundial”, produzida pelossistemas capitalistas neoliberais de dominação global em direção a uma civilizaçãoalternativa, ecológica e social. A Ecopedagogia visa à criação de uma civilizaçãoecologicamente sustentável, na perspectiva de reconstrução fundamental, democráticae planetária dos sistemas de educação. Esta pesquisa, focalizada na perspectivaepistemológica pós-colonialista de Paulo Freire, argumenta que a própria vidae seu(s) futuro(s) dependem agora da humanização e transformação da educação.Freire coloca os problemas da libertação cultural e educacional e explora as possibilidadesemancipatórias proporcionadas pelo interculturalismo. Adotou-se abordagem interdisciplinar e comparativa para o estudo da Ecopedagogia como uma nova fasedo desenvolvimento de teorias e movimentos ambientais e sociais, no sentido decontribuir para o seu avanço como um projeto educacional planetário para uma“Nova Civilização Ecossocial”. Além disso, buscou-se desenvolver um conhecimentosignificativo e aplicável para transformar a educação na direção da sustentabilidadeecológica, responsabilidade social e interculturalidade.
Publicado
24-07-2013
Seção
Artigos