As experiências de professores e alunos com o uso do laptop em escolas públicas do sul do Brasil: inovações curriculares e aprendizagem colaborativa

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes
  • Alaim Souza Neto
  • Valdeci Reis

Resumo

A incorporação de tecnologias digitais nos processos educativos é uma demandaatual nas políticas públicas. O presente estudo problematiza as experiências vivenciadaspor alunos e professores de escolas contempladas com o Programa UCA– Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina a partir dos resultadosda pesquisa: Aulas Conectadas? Mudanças Curriculares e Aprendizagem Colaborativaentre as escolas do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) em SantaCatarina, mais especificamente na Escola Estadual de Educação Básica São Tarcísio,localizada na cidade de São Bonifácio. O objetivo é discutir quais são os fatoresque proporcionam inovações tecnológicas e mudanças significativas no currículoa partir da entrada do laptop na escola. As observações foram feitas a partir dacriação de uma rádio escolar, hospedada no blog da escola, tendo como princípio apesquisa colaborativa e participativa de aprendizagem. A análise dos dados permiteafirmar que a entrada desse novo artefato na escola provocou novas discussõese a necessidade de (re)articular algumas práticas consagradas pela tradição escolar.Palavras-chave: UCA. Inovações Curriculares. Laptop. Políticas Públicas. Ensino--Aprendizagem.
Publicado
24-07-2013
Seção
Artigos