Uso pedagógico das mídias na escola: o que os professores sabem e o que fazem na prática docente

  • Helga Corrêa Dal Bó Marin
  • Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Resumo

Sob o tema “Uso pedagógico das mídias na escola: o que os professores sabem eo que fazem na prática docente” esta pesquisa foi realizada com o objetivo geralde estabelecer um diagnóstico de como se apresenta o trabalho docente, no quediz respeito ao uso de informática em sala de aula. Para tanto, foi necessário pesquisara respeito da formação inicial dos docentes para utilização do uso da mídiainformática na sala de aula, definir como acontece a prática docente com o uso dasmídias, a fim de apresentar um diagnóstico com a mídia citada. Nesse caso, foramimportantes o estudo teórico baseados em autores como Freire (2000), Almeida eFonseca Junior (2000), Almeida (2009), documentos do Ministério da Educação eda Secretaria Estadual da Educação, como a Proposta Curricular de Santa Catarina.Posteriormente, houve a pesquisa realizada em três unidades escolares pertencentesà rede estadual de educação, apresentando a realidade da prática docente coma mídia informática nos ambientes pesquisados. Com tal finalidade, a metodologiaescolhida foi a aplicação de questionários a 50 professores de escolas públicasestaduais pertencentes à regional de Xanxerê, SC, sendo, em sua maioria, questõesabertas e com a finalidade de uma pesquisa qualitativa, ou seja, descritiva; os resultadosforam a fragilidade no trabalho com informática nas escolas pesquisadas,bem como a formação deficiente dos docentes para tal trabalho. Ainda, de formadiscreta, há a sugestão de que se repense o uso da informática nas escolas, bemcomo ocorra uma postura diferenciada do profissional da educação ao trabalharcom a informática em sala de aula.Palavras-chave: Tecnologia. Mídia. Educação. Informática.
Publicado
24-07-2013
Seção
Artigos