A educação inclusiva e antidiscriminatória: fundamentos e perspectivas

  • Maryse Potvin

Resumo

Este artigo ilustra os principais fundamentos da educação inclusiva e equitável. Elesitua, primeiramente, seus grandes “princípios de ação” e abre a reflexão sobre odesenvolvimento de indicadores pela prática de um processo de equidade e deinclusão no meio escolar. Salienta-se também o papel central das competênciasprofissionais na formação inicial e contínua dos profissionais de educação no Québec,em uma perspectiva de equidade e de inclusão. O artigo acentua também o“paradigma comum” que liga as diferentes correntes sobre a diversidade etnocultural,religiosa e linguística na educação, especialmente as abordagens antirracistae inclusiva. Na conclusão, são ponderados dois grandes desafios quanto à aplicaçãode uma abordagem inclusiva institucional no Québec.Palavras-chave: Diversidade etnocultural, religiosa e linguística. Equidade. EducaçãoInclusão. Indicadores. Competências profissionais.
Publicado
24-07-2013
Seção
Artigos