Contributos para a Formação d@ Educador(a) numa Perspectiva Freireana Descolonializante: um estudo de caso

  • João Batista de Albuquerque Figueiredo
  • Camilla Rocha da Silva

Resumo

Este artigo buscou trazer reflexões acerca de uma experiência de formação dialógicafreireana com a uma turma de estudantes do curso de Pedagogia de uma UniversidadePública, que viveram a experiência de uma disciplina na qual a propostade Paulo Freire lhes foi apresentada. Est@s1 estudantes puderam “dialogar” com adialogicidade e as vivências de educação bancária que tiveram durante o curso dePedagogia. Em busca de respostas que potencializassem ações transformadoras,optou-se pela realização de um estudo envolvendo ação-reflexão-ação-reflexão[...], conforme orienta a dialógica freireana. Ainda, esta reflexão ocorreu de formacom-partilhada com @s estudantes parceir@s, que teceram e tecem conoscoessa práxis dialógica. Portanto, com este trabalho buscou-se elaborar uma reflexãocrítica acerca da relevância de um diálogo que pudesse propor uma articulaçãoentre a Formação do Educador em uma compreensão mais ampla, dialógica e aEducação Popular Freireana. Temos como referências os contributos da EducaçãoPopular Freireana e os Estudos da Modernidade/Colonialidade. Constatou-se oquanto de diferença fazem as oportunidades didático-pedagógicas como as quese experimentou e se degustou com esse grupo-aprendente, encantando-se como potencial do grupo em sua tomada de consciência, em seus atos-limite e em suatrajetória de ser-mais.Palavras-chave: Dialogicidade. Paulo Freire. Descolonialidade. Formação DocenteDialógica.
Publicado
24-07-2013
Seção
Artigos