Educação comparada: um esboço para compreender as fronteiras e os limites da comparação

Autores

  • João Jorge Correa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Foz do Iguaçu)

Resumo

A educação comparada enquanto campo de investigação e procedimento metodológico de pesquisa é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que é necessariamente interdisciplinar. Nesse artigo discute-se a educação comparada e o método comparatista no campo educativo. O texto está organizado em duas partes. Na primeira uma breve incursão acerca dos principais enfoques que a educação comparada vem recebendo ao longo do tempo. Na segunda parte uma exposição da arquitetura da educação comparatista, a partir dos autores fundamentais que trataram do tema. Concluindo, apontam-se alguns limites e possibilidades no uso da educação comparada, assim como elementos para futuras reflexões e pesquisas.

Palavras-chave: Fronteiras. Educação comparada. História da educação comparada. Metodologia comparatista e interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Jorge Correa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Foz do Iguaçu)

Pós doutor. Docente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Docente no Curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

2012-12-11