APRENDIZAGEM DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Duane Jaqueline Zardo Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A população global está envelhecendo. Em 2008 havia 56 milhões de pessoas no mundo com 65 anos ou mais; em 2040 estima-se que essa população será de aproximadamente 1,3 bilhão. Diante disso, no presente trabalho, objetivou-se compreender o processo de aprendizagem das pessoas com mais de 50 anos nas Universidades e como ocorrem os processos cognitivos e psíquicos nessa faixa etária. No entanto nem todos reconhecem essa prática como sendo aprendizado, sugerindo o aprendizado como sendo um espaço formal e científico. O trabalho realizado enriqueceu o conhecimento por meio da prática, com intuito de nortear um conhecimento amplo no que se refere às fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo exploratória, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três sujeitos, com idades superiores a 50 anos, e pôde-se constatar a partir das respostas obtidas mediante as entrevistas e dos dados coletados por intermédio de observações algumas semelhanças e, também, algumas diferenças. Pôde-se perceber que indiferente do espaço onde os sujeitos participam, a qualidade de vida pode ser percebida em quase todos os discursos, alguns por meio da qualificação profissional, outros pela mudança de comportamentos. Concluiu-se que foi de grande valia esta pesquisa, e fica ainda a necessidade de muito estudo nessa área, já que se percebeu o aumento da busca do conhecimento entre as pessoas com 50 anos ou mais, além dos diversos motivos que os levam à inserção em uma instituição de ensino ou outra forma de aprendizado, mas que atenda às necessidades desse público em ascensão.

Palavras-chave: Terceira idade. Contemporaneidade. Aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Anderson Jackle; STOBÄUS, ClausDieter; GOULART, Denise MOSQUERA e MOURIÑO, Juan José.Educação e Envelhecimento.1ª Edição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 157p

PAPALIA, Diane E. FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2013. 800p

STUART-HAMILTON, Ian. A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução. 3ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2002. 280p

Downloads

Publicado

2016-08-26