AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores

  • Luccas Santin Padilha Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - campus Chapecó
  • Domingos Luiz Palma Uceff faculdades
  • Eliane Salete Filippim Unoesc

Resumo

No ensino superior a situação da escolha profissional ainda é um dilema, pois o jovem, no processo de escolha profissional, sofre influências sociais e, muitas vezes, não tem clareza sobre suas possibilidades. Compreender os conceitos de autoeficácia na escolha profissional permite que se entenda uma variável psicológica determinante à escolha profissional e como se pode melhorar o desenvolvimento dos estudantes do ensino superior por meio dela. No artigo se relatam os resultados da pesquisa realizada com estudantes dos Cursos de Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, cujo objetivo foi identificar a autoeficácia na escolha da profissão em uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de estudo de caso único, caracterizado como pesquisa descritiva. Foram ouvidos 40 estudantes ingressantes no segundo semestre de 2015, sendo 18 de Arquitetura e Urbanismo e 22 de Engenharia Mecânica. Os sujeitos dessa pesquisa foram escolhidos por critérios de conveniência e acessibilidade. Quanto às ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dois testes psicométricos: a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional (EAE-EP) e o Questionário de Avaliação Tipológica (Quati). A análise e interpretação dos dados ocorreu de acordo com o manual de interpretação de cada teste, de forma quantitativa. Por meio deste estudo foi possível identificar as variáveis relacionadas à autoeficácia e ao perfil do aluno ingressante, tratando a evasão na forma de prevenção, buscando analisar cada estudante, caracterizando suas dificuldades e prevenindo futuras evasões durante o processo de desenvolvimento acadêmico, por meio de ferramentas da área da Psicologia. Em paralelo, o estudo contribui para as áreas da Educação, da Administração e da Psicologia.

Palavras-chave: IES. Evasão no ensino superior. Testes psicológicos. Autoeficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luccas Santin Padilha, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - campus Chapecó

Mestrando em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Chapecó. Especialista em gestão estratégica de pessoas e graduado em Psicologia.

 

Domingos Luiz Palma, Uceff faculdades

Mestre em psicologia social e da personalidade, professor de graduação e pós graduação Uceff.

Eliane Salete Filippim, Unoesc

Pós-doutora em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV/SP (2009). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua como Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração, atuando na Linha de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações.

Downloads

Publicado

2016-08-26