A UNIVERSIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA NA SAÚDE, NO TRABALHO E NA EDUCAÇÃO

  • Karine Schwaab Brustolin
  • Camila Susana Faler
  • Fernanda da Cruz Bertan
  • Francine Cristine Garghetti
  • Sayonara de Fátima Teston
  • Michele Gaboardi Lucas
  • Rafaela Pederiva

Resumo

Com o presente artigo objetivou-se contextualizar a universidade e a interdisciplinaridade, cujos temas se transversalizam com psicologia no campo da saúde, na área escolar e no trabalho. Considera-se necessário trazer em cena esta discussão, pois é por meio dos processos de construção do conhecimento que esses temas fortalecem a formação humanística, ética e técnica. Para tal objetivo, realizou-se uma revisão narrativa bibliográfica. Contudo, corrobora-se como crucial o papel das universidades e a relevância da área da Psicologia, em que ambos os espaços de formação e práticas têm estimulado o debate interdisciplinar, como medida para o enfrentamento dos problemas sociais de sujeitos e grupos.

Palavras-chave: Universidade. Psicologia da saúde. Psicologia escolar. Psicologia do trabalho. Interdisciplinaridade.

Publicado
26-08-2016