SUCESSO NA CARREIRA – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
  • Lana Clara Werlang UNOESC Chapecó
  • Naiane Molon
  • Beatriz Kirchner

Resumo

Este estudo de caso de cunho qualitativo foi realizado com o objetivo de se observar e compreender a importância que o desenvolvimento humano e a aprendizagem têm para que o sujeito adquira sucesso em sua carreira. Entrevista, questionário e observação foram realizados com uma gerente comercial de 40 anos de idade no seu ambiente de trabalho. Ao realizar a entrevista, constatou-se que, para a entrevistada, ter sucesso na carreira é conseguir olhar para o passado e perceber que tudo o que realizou em sua vida a trouxe para a realidade que tem hoje, como, também, que todo esforço e dedicação trouxeram resultados positivos, não apenas para ela, mas para pessoas ao seu redor. Esses resultados são classificados por ela como: repassar o conhecimento aprendido, como ajudar o próximo a conquistar o sucesso e a realizar sonhos. Como trabalha com vendas, ao mesmo tempo que consegue obter um retorno financeiro com sua profissão, considera-se satisfeita em realizar o sonho de muitas pessoas com a aquisição de bens e, também, no retorno financeiro para investidores. A entrevistada evidenciou o quão importante é o reconhecimento de colegas e familiares para que haja continuidade na sua trajetória, servindo como reforço positivo e incentivo para seu crescimento. Um ponto que chamou a atenção é que a entrevistada acredita que tem muito ainda para aprender e conhecer e que está apenas iniciando sua trajetória. Destaca-se o quanto a aprendizagem, a busca por informações e o aprimoramento de conhecimentos são importantes para que o sujeito atinja seus objetivos e, com isso, sucesso em sua trajetória profissional.

Palavras-chave: Sucesso. Carreira. Aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Mestranda em Administração na UNOESC Chapecó. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora do curso de Psicologia da UNOESC Chapecó e Campus de Xanxerê. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Lana Clara Werlang, UNOESC Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia UNOESC Chapecó.

Naiane Molon

Acadêmica do curso de Psicologia UNOESC Chapecó.

Beatriz Kirchner

Acadêmica do curso de Psicologia UNOESC Chapecó.

Downloads

Publicado

2016-08-26