ESTÁGIO CLÍNICO INFANTIL NA ABORDAGEM BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, proposta por Urie Bronfenbrenner, permite um entendimento biopsicossocial da criança, uma vez que se entende que todos os aspectos da vida interferem no seu desenvolvimento e, por consequência, em seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esse tem sido o referencial teórico utilizado para a intervenção nos estágios clínicos de Psicologia infantil, realizados por acadêmicos do último ano do Curso de Psicologia da Unoesc Chapecó, no Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), sob supervisão acadêmica semanal da professora responsável. Tais estágios objetivam o atendimento psicológico a crianças de dois a 12 anos com diversos tipos de queixas; para isso, inicialmente, são realizados os psicodiagnósticos das crianças encaminhadas para atendimento psicológico, para os posteriores encaminhamentos dos casos, inclusive para tratamentos psicoterapêuticos para as crianças quando necessário. Para aquelas crianças com indicação de psicoterapia é continuado o processo, iniciando-se as intervenções clínicas, aprofundando-se a compreensão da história de vida de cada criança, das dinâmicas familiares e dos demais microssistemas interconectados, aprimorando-se a queixa inicial e acompanhando-se as respostas às intervenções realizadas. Os procedimentos dos atendimentos clínicos se baseiam na teoria citada e no referencial da psicoterapia infantil, que utiliza as atividades lúdicas como principal instrumento. O brincar e o brinquedo são os principais meios de comunicação da criança e permitem ligar o mundo externo e o mundo interno, a realidade objetiva e a fantasia. O trabalho fundamentado nessa perspectiva teórica tem possibilitado o refinamento no olhar sobre o desenvolvimento infantil. Por meio da compreensão ampla do desenvolvimento da criança em relação a possíveis fatores disfuncionais, tem sido realizadas avaliações e intervenções clínicas que resultam em altas terapêuticas em razão da evolução positiva ou em encaminhamentos a outros centros de referência ou outras modalidades de psicoterapia, principalmente para a modalidade de terapia familiar.

Palavras-chave: Infância. Psicoterapia infantil. Bioecologia do desenvolvimento. Bronfenbrenner. Desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Publicado
26-08-2016