COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: A ARTE E A ALEGRIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA

  • Cristiane Batista UNOESC

Resumo

O desafio de manter a motivação, o engajamento e o pertencimento não é tarefa fácil em um contexto organizacional, pois cada indivíduo vê de uma forma única seu trabalho, e além disso a motivação não depende apenas de aspectos extrínsecos. Sabe-se que não adianta uma grande organização ter grandes investimentos, boas instalações, tecnologia de ponta e um ótimo produto se os gestores e suas equipes estiverem desmotivados ou não estiverem alinhados com essa organização. Visando despertar o sentimento de pertencimento, desenvolveu-se um projeto na Cooperativa Central Aurora Alimentos, situada em Chapecó, região Oeste de Santa Catarina, tendo como público-alvo os seus gestores. A ideia foi criar uma Escola de Samba, tema que foi escolhido por representar alegria, entusiasmo, diversão, beleza e arte, e considerando-se que o carnaval é uma das maiores paixões do brasileiro, poderia, assim, retratar a paixão pelo trabalho e para o pertencer a uma empresa. Nessa Escola de Samba foram trabalhadas com os gestores as competências necessárias para serem líderes. Os líderes representavam a Bateria, ou seja, o coração da Escola de Samba, e suas equipes as Alas, com toda sua magia, alegria e paixão, seguindo a Bateria. Entre os resultados desse projeto foi verificado com os trabalhadores um aumento da paixão pelo trabalho, maior engajamento e alegria no seu dia a dia, além de uma maior proximidade com os gestores. Para os gestores, o resultado foi um maior sentimento de pertencimento, aumento da prática do feedback, mais afinidade e proximidade com sua equipe e maior atenção aos resultados. As organizações devem sempre buscar avaliar o seu ambiente e clima organizacional, sugerindo e implantando alternativas com o objetivo de manter os trabalhadores engajados, com o intuito de melhorar o desempenho desses profissionais e, consequentemente, da organização como um todo.

Palavras-chave: Motivação. Engajamento. Psicologia organizacional.

 

Publicado
26-08-2016