PIBID MÚSICA – ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO MORO SOBRINHO EDUCAÇÃO MUSICAL: MUSICALIZANDO HISTÓRIAS

Autores

  • Erickson Rodrigues do Espírito Santo Unoesc-Capinzal https://orcid.org/0000-0001-9736-8984
  • Dalva Maria Helt Marques
  • Ana Marli Serpa
  • Luiz Elcy Leite
  • Roberto Klein Schmit
  • Thiago Deitos
  • Vanessa Boff

Resumo

Introdução: Este artigo tem por objetivo apresentar a importância do projeto teatro musicalizado, realizado na Escola Bernardo Moro Sobrinho, por meio das ações do PIBID-Música/Unoesc-Capinzal, por solicitação da Secretaria Municipal da Educação, tendo por base a aplicação de técnicas de teatro musicalizado e pesquisa bibliográfica. Objetivos: A peça apresentada buscou na literatura elementos que contribuem para um mundo imaginário e prazeroso, despertando o interesse pela leitura e socialização por meio da ludicidade, posto que a música embarca na mente do indivíduo como uma combinação harmoniosa e expressiva, tornando-se marcante, inesquecível e encantadora. O teatro musicalizado foi desenvolvido a partir da Obra Asas de Pirilampo, de autoria da Professora Maria Helena Bazzo. Metodologia: A metodologia utilizada, inicialmente, foi o reconhecimento da obra, a definição dos papéis para os atores disponíveis, a construção musical a partir da obra e confecção de cenário. Resultados: A partir da estrutura pronta os ensaios foram realizados no local da apresentação. Contou-se com a participação especial da aluna Ana Clara Mellegari, componente do grupo de balé municipal e da autora da obra. O espetáculo foi apresentado no município de Capinzal para um público inicial de alunos da rede municipal, contemplando os 5º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Posteriormente, o mesmo espetáculo foi apresentado a todos os professores da rede como abertura de evento próprio de formação continuada. O desenvolvimento da atividade contribuiu para um envolvimento e compromisso com a realidade educacional, colaborando para a quebra de mitos a respeito das formas de musicalização infantil, diminuindo receios e eliminando os preconceitos sobre o ensino da música no Ensino Fundamental I. O resultado esperado foi atingido, uma vez que o encantamento tomou conta de todos os presentes. Conclusão: Para concluir, vale destacar que o PIBID é a principal ferramenta de aperfeiçoamento na formação dos licenciandos em música e futuros professores de Educação Musical, fazendo-os refletir acerca da prática diária em sala de aula e de como ocorre o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Teatro. Ludicidade. Musicalização.

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Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Rodrigues do Espírito Santo, E., Helt Marques, D. M., Serpa, A. M., Leite, L. E., Klein Schmit, R., Deitos, T., & Boff, V. (2015). PIBID MÚSICA – ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO MORO SOBRINHO EDUCAÇÃO MUSICAL: MUSICALIZANDO HISTÓRIAS. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9057

Edição

Seção

Resumos