REPRESENTAÇÕES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • André Luiz Onghero UNOESC - Xanxerê
  • Solange Vilant de Biasi Supervisora na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva do PIBID - Subprojeto História UNOESC-Xanxerê
  • Bruna Cadini Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Dorcas de Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Eduardo Luiz Batista Carvalho Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Eliane de Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Marcos Adriano Dalla Vecchia Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê
  • Silvia Siqueira Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Resumo

Introdução: Estudos sobre a história afro-brasileira e africana integram os currículos escolares de forma obrigatória desde 2003, após a alteração da Lei n. 9.394/1996 pela Lei n. 10.639/2003 e sua posterior regulamentação por meio do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004. Para além do cumprimento da legislação, é importante que tais estudos sejam significativos e contribuam para o reconhecimento dos elementos culturais herdados dos povos africanos. Esta comunicação apresenta uma das atividades realizadas pelo Subprojeto História Unoesc-Xanxerê, na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, buscando valorizar as expressões culturais afro-brasileiras. Objetivo: A atividade teve como objetivo promover o reconhecimento da contribuição africana para a cultura brasileira e a valorização destes elementos culturais. Metodologia: A ação foi desenvolvida nas aulas de História, nas quais se abordou aspectos da cultura africana, como religião, arte, alimentação, dança e vestuário. A partir destes, os estudantes foram orientados a elaborar cartazes com desenhos que demonstrassem os temas estudados. Resultados: A atividade teve como produto uma série de cartazes representando elementos da cultura afro-brasileira, utilizados para estudos do conteúdo. A produção do material contou com o envolvimento dos estudantes, que desempenharam o papel de sujeitos produtores de conhecimentos e conseguiram abordar o conteúdo sob diversos aspectos. Conclusão: A história e a cultura africana e afro-brasileira ainda são pouco estudadas e reconhecidas no ambiente escolar. Diante disso, o PIBID demonstra um grande potencial para estimular os estudos sobre o tema nas escolas, contribuindo inclusive na elaboração de atividades e materiais educativos.

Palavras-chave: Cultura. História. Afro-brasileiros. 

Biografia do Autor

André Luiz Onghero, UNOESC - Xanxerê

Graduado em História pela UNOESC campus de Chapecó (2001), Especialista em História: Cidade, Cultura e Poder pela UNOCHAPECÓ (2005), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP (2007)

Solange Vilant de Biasi, Supervisora na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva do PIBID - Subprojeto História UNOESC-Xanxerê

Especialista em Ciências Humanas. Graduada em História e Geografia.

Bruna Cadini, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Dorcas de Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Eduardo Luiz Batista Carvalho, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduando em História UNOESC - Xanxerê

Eliane de Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

Marcos Adriano Dalla Vecchia, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduando em História UNOESC - Xanxerê

Silvia Siqueira, Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID - Subprojeto História UNOESC - Xanxerê

Graduanda em História UNOESC - Xanxerê

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Onghero, A. L., Vilant de Biasi, S., Cadini, B., de Siqueira, D., Batista Carvalho, E. L., de Siqueira, E., Dalla Vecchia, M. A., & Siqueira, S. (2015). REPRESENTAÇÕES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9413

Edição

Seção

Resumos