OFICINAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Raquel Terezinha Sampaio UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Druscila Roberta da Silva Rigo UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Fernanda Garcia Aromi UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Jéssica Canani UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Marcela Pereira UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Scheile Rietta da Costa Almeida UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Kelly Paloma dos Santos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Introdução: As oficinas pedagógicas têm a finalidade de proporcionar aos educandos a aprendizagem por meio de propostas pedagógicas interessantes, criativas e interativas, para que consigam desenvolver aspectos cognitivos em componentes curriculares em que encontram dificuldades, juntamente com a troca de experiências realizadas em grupo. Objetivo: Essa forma de estudo visa a um ensino prazeroso em que a criança consiga entender e vivenciar os processos de aprendizagem, considerando a forma de construir o aprendizado como sujeito ativo desta construção. Metodologia: A utilização de metodologias ativas busca auxiliar os alunos na construção de uma autonomia. As oficinas pedagógicas são realizadas com as turmas do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental por meio do uso de materiais confeccionados pelas bolsistas de Iniciação à Docência e de outros materiais pedagógicos e lúdicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Ao trabalharem com atividades lúdicas os alunos demostram mais interesse na assimilação dos conteúdos. As atividades desenvolvidas pelas pibidianas são muito significativas tanto para os alunos quanto para as acadêmicas do Curso de Pedagogia, pois além de ampliar os conhecimentos, permite relacionar o que se aprende na Universidade com a realidade da prática docente.

Palavras-chave: Oficinas Pedagógicas. PIBID. Ludicidade.

Biografia do Autor

Raquel Terezinha Sampaio, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Professora das Licenciaturas Área das Ciências Humanas e Sociais.

Druscila Roberta da Silva Rigo, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Professora Supervisora, Bolsista do PIBID.

Fernanda Garcia Aromi, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Campos Novos e Bolsista ID do PIBID.

Jéssica Canani, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Campos Novos e Bolsista ID do PIBID.

Marcela Pereira, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Campos Novos e Bolsista ID do PIBID.

Scheile Rietta da Costa Almeida, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Campos Novos e Bolsista ID do PIBID.

Kelly Paloma dos Santos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Campos Novos e Bolsista ID do PIBID.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Sampaio, R. T., da Silva Rigo, D. R., Garcia Aromi, F., Canani, J., Pereira, M., da Costa Almeida, S. R., & dos Santos, K. P. (2015). OFICINAS PEDAGÓGICAS. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9411

Edição

Seção

Resumos