CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – PEQUENOS ESCRITORES DE OURO

Autores

  • Raquel Terezinha Sampaio UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Elenita Baretta UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Aline de Souza Antunes UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Débora Caroline Mangolt UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Glecia da Silva UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Leocádia Dorigon Ramos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Roseli de Azeredo UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Introdução: A contação de história é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, instigando a imaginação, a criatividade, a oralidade, contribuindo na formação da personalidade da criança, envolvendo o social e o afetivo; sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Incentivar o hábito da leitura, pois temos observado, em nossas experiências o quanto se faz necessária essa prática pedagógica na sala de aula. Metodologia: A utilização de metodologias interativas visando auxiliar os alunos na construção de uma autonomia. A contação de histórias acontece nas salas de aula ou na biblioteca junto às turmas do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. Ao contar histórias são utilizados fantoches, dedóches, teatro, livros de literatura, dramatizações, trabalhos em grupos, confecção de textos utilizando a leitura de imagens, produções de livros que são publicados on-line, bem como diversos materiais confeccionados pelas bolsistas de Iniciação à Docência e outros materiais pedagógicos e lúdicos, os quais contribuem para o desenvolvimento do hábito da leitura de forma prazerosa e auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Ao contar histórias proporcionamos momentos lúdicos e únicos na vida dos alunos. No processo de contação de histórias os alunos têm participado e interagido em todos os momentos porque, por meio das literaturas, trabalhamos jogos pedagógicos, incluindo Matemática, Português, Geografia, História. Vivenciamos a interdisciplinaridade e vivenciamos momentos de aprendizagens como resultado de atividades lúdicas, como o projeto Pequenos Escritores, desenvolvido em uma escola Básica, na cidade de Ouro/SC.

Palavras-chave: Contação de Histórias. Aprendizagem. Pequenos Escritores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Terezinha Sampaio, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Pedagoga, especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, currículo e prática educativa e Mestre em Educação, Professora das Licenciaturas Área das Ciências das Humanidades, Coordenadora do Sobprojeto de Pedagogia da Unoesc/Campos Novos.

Elenita Baretta, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Pedagoga, professora do ensino fundamental, pós-graduada em educação e supervisora do PIBID na Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra da cidade de Outro/SC.

Aline de Souza Antunes, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Capinzal e bolsista de ID do PIBID.

Débora Caroline Mangolt, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Capinzal e bolsista de ID do PIBID.

Glecia da Silva, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Capinzal e bolsista de ID do PIBID.

Leocádia Dorigon Ramos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Capinzal e bolsista de ID do PIBID.

Roseli de Azeredo, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unoesc/Capinzal e bolsista de ID do PIBID.

Referências

MIGUEZ, Fátima. Nas artes manhas do imaginário infantil. 14. Ed. Rio de Janeiro: Zeus, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação infantil. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Sampaio, R. T., Baretta, E., de Souza Antunes, A., Mangolt, D. C., da Silva, G., Dorigon Ramos, L., & de Azeredo, R. (2015). CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – PEQUENOS ESCRITORES DE OURO. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9406

Edição

Seção

Resumos