O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PIBID

Autores

  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira
  • Silvia Scussiato
  • Aurisete Galvão dos Santos
  • Camila Moresco
  • Cassiani Guedes de Freitas Pereira
  • Danieli Juliane Berti Panigaz
  • Débora Fossatti

Resumo

Introdução: O lúdico é o ponto principal do trabalho de apoio pedagógico cujos educandos interagem no cotidiano e vem ao encontro da construção do conhecimento em sala de aula, sendo ele de suma importância no desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Objetivo: Baseia-se no objetivo de sanar os problemas de aprendizagens individuais que cada educando apresenta, salientando a leitura, oralidade, escrita e raciocínio matemático. Os alunos que apresentam dificuldades são atendidos no contraturno. Metodologia: As professoras bolsistas do PIBID desenvolvem metodologias orientadas para aquisição dos diferentes saberes por meio de atendimento individual e em equipe, jogos matemáticos, brincadeiras, teatros, estudo de textos diferenciados, leituras, contação de histórias e uma observação constante do desenvolvimento dos alunos no dia a dia. São atendidas diretamente 47 crianças. Resultados: Dada a intensificação da avaliação progressiva, percebem-se os resultados com certa brevidade, sendo então este aluno, após a constatação da superação de suas dificuldades, dispensado do programa, voltando para sua sala real de aula, onde continua observação, para que não retroceda nos seus aprendizados. Caso aconteça uma nova dificuldade é dado a ele uma nova chance de voltar ao programa. Conclusão: Podemos concluir após vários anos de trabalho que o programa PIBID é fundamental, pois vem atender à carência que existe nas escolas com determinados aprendizes, os quais necessitavam de maior tempo diário de aula para que seu desenvolvimento integral atingisse a meta esperada em seu nível de letramento.

Palavras-chave: PIBID. Matemática. Oralidade. Jogos. Avaliação.

Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Vieceli, G., Scussiato, S., Galvão dos Santos, A., Moresco, C., Guedes de Freitas Pereira, C., Berti Panigaz, D. J., & Fossatti, D. (2015). O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PIBID. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9243

Edição

Seção

Resumos