O PIBID E SUA IMPORTÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira
  • Andrea Rúbia Ferreira Morando
  • Ana Caroline de Oliveira
  • Sandra Maria Pereira
  • Juliana Anton Souza
  • Nayara Almeida Stanguerlin
  • Aguida Drum Zanela

Resumo

Introdução: Na Escola de Ensino Fundamental “Bela Vista”, no município de Fraiburgo – SC, as atividades realizadas pelas bolsistas do PIBID com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são de extrema relevância, considerando que os projetos de Apoio Pedagógico, Recreio Monitorado e Contação de História viabilizam a interação e um aprendizado mais efetivo para a docência. Observando que a escola possui muitos alunos de inclusão e que apresentam alto grau de dificuldade no seu processo de aprendizagem, os trabalhos desenvolvidos pelas alunas pibidianas têm apresentado resultados comprovados pelas professoras em sala de aula, que percebem a evolução do aprendizado das crianças que recebem um atendimento individualizado e exclusivo para ele naquele momento, tendo em vista que poucas vezes em sala os professores conseguem fazê-lo. Objetivo: Possibilitar à comunidade escolar projetos lúdicos e interdisciplinares que venham a agregar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Metodologia: Destaca-se também as atividades com jogos, brincadeiras e atividades interpretativas entre tantas que são utilizadas, a fim de levar o aluno a entender e fazer relações cotidianas com aquilo que está aprendendo. Conclusão: Outro aspecto importante na execução dos projetos é o do bom convívio social, contemplado durante o recreio monitorado, que visa a melhor relacionamento dos alunos, evitando desentendimentos e ócio, possibilitando a partir de atividades direcionadas pelos bolsistas, uma dinâmica de interação social mais lúdica. As aulas de Contação de Histórias também apresentaram alternativas positivas de aprendizado, desencadeadas pelas acadêmicas pibidianas e que são muito esperadas pelo alunos, pois além de ouvirem e recontarem histórias, elas se interessam pela leitura, pois em todas as aulas os alunos são contemplados com atividades lúdicas, como a elaboração de dobraduras, livrinhos, jogos, recorte, colagem, entre tantos, objetivando o efetivo gosto e o posterior hábito pela leitura, tão necessário ao desenvolvimento humano.

Palavras-chave: PIBID. Educação. Aprendizado. Interação Social.

Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Vieceli, G., Ferreira Morando, A. R., de Oliveira, A. C., Pereira, S. M., Anton Souza, J., Almeida Stanguerlin, N., & Drum Zanela, A. (2015). O PIBID E SUA IMPORTÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9242

Edição

Seção

Resumos