JOGOS DE MESA: RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Leandra da Luz
  • Nei Augusto Rotta Minks
  • Dalila Guerezi

Resumo

 

Introdução: O jogo e a brincadeira fazem parte do universo da criança e do adolescente, assim, a escola utiliza-se desta cultura como recurso para a construção do conhecimento em seu contexto. Dessa forma, promover momentos nas aulas de Educação Física, para os jogos de mesa é possibilitar o desenvolvimento da cooperação, respeito e solidariedade no ambiente escolar. Os jogos de mesa são importantes ferramentas para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, concentração e tempo de reação, pois além de auxiliar na área cognitiva eles auxiliam também na questão disciplinar. Objetivo: Assim, este momento tem como objetivo vivenciar os jogos de mesa possibilitando aos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a sua reflexão como recurso pedagógico de aprendizagem motora. Metodologia: Os jogos de mesa: bate-rebate, snoker e quatro cantos, foram adquiridos pelo PIBID para o Subprojeto de Educação Física da Unoesc Campus de Chapecó, sendo que no primeiro momento foi realizada uma oficina de formação para buscar estratégias de aplicação desta atividade, assim, foi definida a organização nos espaços adequados da escola e aplicação em forma de circuito em pequenos torneios aos alunos de Ensino Fundamental e Médio das escolas parceiras. Resultados: Os jogos foram aplicados para 1.000 escolares das escolas públicas: Escola de Educação Básica Antônio Morandini, Escola de Educação Básica Bom Pastor, Escola de Educação Básica Druziana Sartori e Escola de Educação Básica Professora Luiza Santin, durante as festas comemorativas: dia do estudante e dia da criança, bem como nos intervalos e durante as aulas de Educação Física. Todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram oportunizados com a experiência e demonstraram interesse em apreender e participar da atividade oferecida. Conclusão: Os jogos de mesa foram de fácil aceitação pelos escolares, promovendo participação maciça das turmas nas atividades proposta. Assim, foi possível desenvolver nestes grupos de escolares o tempo de reação, agilidade, coordenação visomotora e atenção, o que podemos constatar como excelente recurso pedagógico e motivador para as aulas de Educação Física. Aos acadêmicos bolsistas foi uma experiência inovadora, possibilitando novas formas da prática docente na Educação Física.

Palavras-chave: Jogos de mesa. Recurso Pedagógico. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

de Oliveira, S. R., da Luz, L., Rotta Minks, N. A., & Guerezi, D. (2015). JOGOS DE MESA: RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9191

Edição

Seção

Resumos