BOLICHE MATEMÁTICO

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc
  • Amanda Turmina
  • Adriana Cristina Scain Pinto
  • Elaine Maria Porsch Dias

Resumo

Introdução: A matemática está presente, diariamente, na vida das pessoas. Quando se propõe uma atividade de natureza lúdica, propicia-se ao educando a oportunidade de vivenciar situações desafiadoras no desenrolar de ações, bem como despertar relações e conceitos fundamentais às diversas áreas de conhecimento. O Jogo do boliche é um recurso que estimula a elaboração de estratégias para efetuar as quatro operações, especialmente, a tabuada, com apropriação dos resultados, aumentando a motivação para a aprendizagem do educando. Objetivo: O jogo do boliche matemático objetivou desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e o senso cooperativo, visando à compreensão das regras do jogo e as operações matemáticas. Metodologia: Os sujeitos participantes deste estudo foram 42 educandos que frequentam o 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aurélio Pedro Vicari do município de São Miguel do Oeste. Resultados: Os resultados obtidos indicam que é possível usar jogos em sala de aula como recurso de aprendizagem da matemática e áreas afins. Considerando que 82% deles apresentaram resultados positivos, correlacionando a temática com os conteúdos desenvolvidos nas demais atividades, e os 18% restantes participaram dessa atividade, no entanto, ainda não tiveram a internalização de apropriação para executar as operações com facilidades. Conclusão: Em relação à aprendizagem das quatro operações desenvolvidas, considera-se que o resultado foi promissor, sendo assim pode-se afirmar que os jogos permitiram que os educandos desenvolvessem o raciocínio lógico, a concentração e a interação.  Essa atividade possibilitou explorar maneiras formais e informais de propriedades associativas com o concreto e o real, também favoreceu o levantamento de estratégias que permitem identificar, no dia a dia, situações e problemas que aparecem nas atividades a serem realizadas. Vale destacar que o boliche propôs desafios matemáticos, em que desafiou o aluno na busca de soluções para construir a aprendizagem e entendimento das situações propostas mobilizando seus conhecimentos de forma prazerosa.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., Turmina, A., Scain Pinto, A. C., & Porsch Dias, E. M. (2015). BOLICHE MATEMÁTICO. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9178

Edição

Seção

Resumos