JOGOS MATEMÁTICOS COM ÊNFASE NA MULTIPLICAÇÃO

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva Unoesc
  • Sirlei Fátima Werlang Golfetto
  • Eliane Maria Porsch Dias
  • Vera Maria Lauermann Herbert
  • Celoí Terezinha Vichroski

Resumo

Introdução: A matemática perpassa o cotidiano dos seres humanos e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem realizado no contexto educativo. No contexto educativo compete aos professores fazerem uso de estratégias que auxiliem e favoreçam o processo de aprendizagem da matemática. Pensando nesta proposição é que surge o desafio de pensar jogos matemáticos com ênfase na multiplicação. Objetivo: Desenvolver estratégias metodológicas que privilegiem o ensino da multiplicação, fazendo uso de jogos, visando contribuir com o processo formativo das acadêmicas pibidianas. Metodologia: Desenvolveu-se uma oficina de análise, discussão, construção e vivência de jogos matemáticos com ênfase na multiplicação. A referida oficina foi organizada pelas supervisoras e coordenadora do subprojeto e desenvolvido com as 20 bolsistas do PIBID – subprojeto Pedagogia, de São Miguel do Oeste, onde foram socializados e construídos 18 jogos matemáticos com ênfase na multiplicação. Na continuidade dos trabalhos, as acadêmicas pibidianas foram desafiadas a construir novos jogos matemáticos e aplicá-los no cotidiano das escolas em que atuam como bolsistas. Resultados: Percebeu-se o envolvimento e interesse das bolsistas na oficina, por compreenderem que quando a matemática é trabalhada com estratégias adequadas, nesse caso, o jogo, possibilita envolvimento e, consequentemente, aprendizagem. Os jogos criados na oficina foram de qualidade e estão sendo disseminados nas escolas de atuação do subprojeto PIBID – Pedagogia, de São Miguel do Oeste, contribuindo de forma eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: A oficina apresentou contribuição para o processo formativo das acadêmicas pibidianas (bolsistas), que conseguiram agregar várias possibilidades de realizar o processo de ensino e aprendizagem da multiplicação, fazendo uso do jogo como estratégia didática, percebendo que quando a ludicidade permeia o processo educativo este ocorre de forma mais eficaz.

Palavras-chave: Jogo Matemático. Multiplicação. Processo formativo.

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., Werlang Golfetto, S. F., Porsch Dias, E. M., Lauermann Herbert, V. M., & Vichroski, C. T. (2015). JOGOS MATEMÁTICOS COM ÊNFASE NA MULTIPLICAÇÃO. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9175

Edição

Seção

Resumos