SLACKLINE NA ESCOLA

Autores

  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), campus São Miguel do Oeste
  • Sirlei Martins Ferrasso
  • Daiane Altenhofen
  • Taylaine Bencke
  • Carla Cristina Luwid
  • Patricia Seibel
  • Gisele Arent Suzin

Resumo

Introdução: O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, suspensa entre dois pontos fixos, praticada geralmente a uma altura de 30 a 50 cm do chão. Os praticantes passam por ela caminhando e arriscam-se em realizar manobras, estáticas (sentar) ou em movimento (andar e pular). Objetivo: Objetivou-se buscar a melhora do equilíbrio, concentração, coordenação motora e correção postural dos alunos da escola EMEIEF Juscelino Kubitscheck de Oliveira/SMO/SC. Metodologia: Os participantes são 32 alunos, que frequentam o 4º ano do ensino fundamental da EMEIEF Juscelino Kubitscheck de Oliveira, de São Miguel do Oeste, SC. Iniciamos este estudo apresentando a nova modalidade esportiva, por meio de aulas teóricas, com exposições de vídeos, fotos, dados de sua origem e quais capacidades psicomotoras são exigidos por ele. Na sequência os alunos foram encaminhados às aulas práticas, onde andaram sobre as linhas da quadra poliesportiva, cordas, linhas feitas com giz, murinhos da escola, entre outros. Em momento posterior, realizou-se a iniciação sobre a fita do Slackline. Alunos em duplas, um caminhando sobre a fita e o outro, ao seu lado auxiliando-o, com colchonetes embaixo da fita, em caso de queda. Contou-se ainda com o auxílio de uma corda presa sobre a fita para que eles pudessem se segurar e andar sozinhos. Resultados: Os alunos foram muito receptivos e participativos nesta “nova” modalidade esportiva. Nas atividades que antecederam a subida e caminhada no Slackline, o equilíbrio, a concentração, a coordenação motora e a postura foram mantidos constantemente quase que em 100% dos alunos. O nível de dificuldade foi baixo, uma vez que as atividades foram desenvolvidas no solo. O desafio tornou-se maior quando passamos para as atividades sobre a fita (Slackline), já que o equilíbrio, a concentração, coordenação motora e postura, estavam sendo exigidos em um nível um pouco acima das atividades habituais. Mas, à medida que os alunos iam repetindo a atividade, sua segurança em desempenhar aquela tarefa crescia, facilitando ainda mais o aprendizado motor de cada um. Conclusão: Concluiu-se que a utilização do Slackline na escola, em especial nas aulas de Educação Física, contribuiu com efetividade no aprimoramento e desenvolvimento motor dos alunos.

Palavras-chave: Slackline. Desenvolvimento motor. Escolares.

Biografia do Autor

Andréa Jaqueline Prates Ribeiro, Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), campus São Miguel do Oeste

Educação Física - ACBS

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Prates Ribeiro, A. J., Martins Ferrasso, S., Altenhofen, D., Bencke, T., Luwid, C. C., Seibel, P., & Arent Suzin, G. (2015). SLACKLINE NA ESCOLA. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/9159

Edição

Seção

Resumos