NAS ALÇAS DA IMAGINAÇÃO: LENDO COM A FAMÍLIA

Autores

  • Teresinha Pellicioli Deitos UNOESC
  • Sonia Lamb
  • Andressa Almeida
  • Danieli Rekes Mangolt
  • Ana Caroline Oliveira
  • Camila Kirst
  • Daniela Techio

Resumo

Introdução: Com ou sem anúncio, com ou sem pedagogia, está para nascer a criança que receba com alegria essa notícia, que diga algo como: “Oba, finalmente chegou a hora de dormir.” Mas, todo pai e mãe sabem que existe um antídoto para a recusa da criança: “Se você for deitar agora, eu lhe conto uma história.” É uma proposta irrecusável. Detalhe: se em vez de contar a história a mãe ou o pai ler a história, podemos ter certeza de que naquele momento estará nascendo um futuro leitor ou leitora. Objetivo: Este projeto teve como objetivo envolver a família com a contação de histórias e dar-lhes a possibilidade de interagir com seus filhos, a fim de integrar-se no processo da alfabetização escrita e lida. Metodologia: Foram envolvidos 306 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, anos iniciais do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Belisário Pena, do município de Capinzal, SC. A cada semana um aluno levava uma sacola confeccionada com diferentes materiais, decorada de acordo com a literatura envolvida, contendo itens, como: jogos variados, atividades escritas, passatempos, revistas informativas, para que os alunos pudessem interagir com os familiares em momentos de leitura. Resultados: O momento da leitura, em família, foi registrado com fotos e entregue para a professora anexar no mural ao término do projeto. Algumas famílias participaram de contação de histórias na sala de aula de seu filho envolvendo outras literaturas. Houve também exposições de trabalhos feitos em parceria com professor, aluno e família. Conclusão: Conclui-se que, a contação de histórias torna-se ferramenta pedagógica para os professores, para os alunos o hábito da leitura e para as famílias a possibilidade de interagir com seus filhos. O projeto tornou-se um meio de aproximação entre a família, pois por intermédio das sacolas literárias os alunos motivam-se a ler além da escola.

Palavras-chave: Escola. Leitura. Família.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Como Citar

Pellicioli Deitos, T., Lamb, S., Almeida, A., Rekes Mangolt, D., Oliveira, A. C., Kirst, C., & Techio, D. (2015). NAS ALÇAS DA IMAGINAÇÃO: LENDO COM A FAMÍLIA. Seminário Institucional Do Pibid - Anais eletrônicos. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/sipae/article/view/8978

Edição

Seção

Resumos