O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL

  • Karine Gleice Cristova UNOESC
  • Rodrigo Goldschmidt UNOESC

Resumo

Este artigo aborda o tema do trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Nesse contexto, primeiramente se evidenciam os aspectos da nova escravidão no Brasil e o histórico da escravidão brasileira, analisando sua contribuição para o surgimento de formas modernas de escravidão. Aborda-se o conceito atual de trabalho escravo, as novas formas de escravidão contemporânea urbana e rural, especialmente o sistema sweating system e a escravidão por dívida no Brasil. Finalmente, apresentam-se as considerações finais tangenciando os efeitos da escravidão contemporânea na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Trabalho escravo contemporâneo. Escravidão urbana e rural.

Biografia do Autor

Karine Gleice Cristova, UNOESC
Graduanda em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Bolsista do PIBIC/UNOESC com financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Art. 170, contato pelo e-mail karinegleicecristova@gmail.com.
Rodrigo Goldschmidt, UNOESC
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do curso de graduação e pós-graduação em Direito da UNOESC. Coordenador da linha de pesquisa em direitos fundamentais sociais da UNOESC - Campus de Chapecó/SC. Juiz do Trabalho do TRT12/SC, contato pelo e-mail rmgold@desbrava.com.br.
Publicado
19-12-2012