O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL

Autores

  • Karine Gleice Cristova UNOESC
  • Rodrigo Goldschmidt UNOESC

Resumo

Este artigo aborda o tema do trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Nesse contexto, primeiramente se evidenciam os aspectos da nova escravidão no Brasil e o histórico da escravidão brasileira, analisando sua contribuição para o surgimento de formas modernas de escravidão. Aborda-se o conceito atual de trabalho escravo, as novas formas de escravidão contemporânea urbana e rural, especialmente o sistema sweating system e a escravidão por dívida no Brasil. Finalmente, apresentam-se as considerações finais tangenciando os efeitos da escravidão contemporânea na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Trabalho escravo contemporâneo. Escravidão urbana e rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Gleice Cristova, UNOESC

Graduanda em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Bolsista do PIBIC/UNOESC com financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Art. 170, contato pelo e-mail karinegleicecristova@gmail.com.

Rodrigo Goldschmidt, UNOESC

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do curso de graduação e pós-graduação em Direito da UNOESC. Coordenador da linha de pesquisa em direitos fundamentais sociais da UNOESC - Campus de Chapecó/SC. Juiz do Trabalho do TRT12/SC, contato pelo e-mail rmgold@desbrava.com.br.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Cristova, K. G., & Goldschmidt, R. (2012). O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL. Simpósio Internacional De Direito: Dimensões Materiais E Eficaciais Dos Direitos Fundamentais, 2(2), 543–567. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/simposiointernacionaldedireito/article/view/2255