PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS NA ESCOLA LUIZA SANTIN, CHAPECÓ, SC

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Leandra da Luz

Resumo

Com as constantes mudanças no campo educacional, bem como a necessidade de inovar e qualificar a prática docente, no projeto de iniciação à docência, tem-se como objetivo proporcionar ao acadêmico uma vivência do cotidiano da prática da educação física na escola, aplicando diversas metodologias e realizando atividades que contribuem para a formação e conhecimento corporal dos alunos atendidos pelo projeto. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) atende alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Professora Luiza Santin. Os bolsistas desenvolvem atividades como testes motores, circuitos de coordenação motora, jogos cooperativos, jogos adaptados. Também são realizadas aulas de capoeira e de futebol de salão feminino. Os bolsistas auxiliam na execução de torneios e em todas as atividades inerentes à disciplina de Educação Física. Como resultado deste trabalho, percebe-se uma melhora na qualidade das aulas aplicadas, maior participação e interesse dos alunos pelas aulas, melhoras significativas nas habilidades motoras e sociais dos alunos. Conclui-se que o projeto cumpre seu objetivo, qualificando tanto o trabalho do professor titular das turmas quanto em relação à formação do acadêmico.

Palavras-chave: Educação Física. Qualificação. Vivência. Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & da Luz, L. (2015). PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS NA ESCOLA LUIZA SANTIN, CHAPECÓ, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8506

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>