POSTO, LOGO EXISTO: A EXPERIÊNCIA DA IDENTIDADE NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Paulo Ricardo Bavaresco
  • Taíza Gabriela Zanatta Crestani

Resumo

Na era digital, um emaranhado de significados flutuantes configura a identidade do sujeito através da performance. Neste contexto espetacular, onde tornar-se conhecido pelo outro é prioridade ao conhecimento próprio, faz-se imprescindível refletir acerca da experiência da identidade no âmbito virtual, e, por conseguinte, analisar a repercussão social da cibercultura. O desenvolvimento do presente estudo objetivou, pois, destacar as mudanças e avaliar as implicações do avanço tecnológico na sociedade pós-moderna. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com vinte (20) sujeitos que, atualmente, utilizam sites de relacionamento virtual (como é o caso do orkut, facebook, twitter entre outras). Tal amostragem compreende indivíduos nascidos na década de 1990, por entender-se que esta faixa etária caracteriza a Geração Z: os contemporâneos da internet. Os dados oriundos da pesquisa de campo foram analisados seguindo as orientações do método hermenêutico-dialético, e, após a etapa que compreende a transcrição das entrevistas e a classificação dos achados, estes foram intercruzados ao resgate bibliográfico, que apresenta as vertentes de Bauman, Giddens, Hall e Lyotard acerca da pós-modernidade e os vieses de Castells, Cébrian, Levý e Tapscott sobre a cibercultura, o ciberespaço e as relações virtuais. Em linhas gerais, os resultados evidenciam que a comunicação informatizada é marcada pela efemeridade e pelo presenteísmo. Outrossim, o ciberespaço torna-se protagonista de fenômenos como a desterritorialização e o descentramento, visto que o perfil virtual do sujeito é constantemente formado e transformado em prol da atualização, tal qual a sua identidade.

Palavras-chave: Pós-modernidade – Internet – Ciberespaço – Rede Virtual – Identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Bavaresco, P. R., & Zanatta Crestani, T. G. (2015). POSTO, LOGO EXISTO: A EXPERIÊNCIA DA IDENTIDADE NAS REDES SOCIAIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8452

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>