GESTÃO DA ÁGUA: INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Eliane Salete Filippim Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)
  • Enio Mário Mendes Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Água Doce
  • Ricardo Marcelo Menezes Unoesc
  • Márcia Marcondes Diniz De Freitas Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.
  • Kárin Ane Corso Prefeitura Municipal de Água Doce.
  • Graciele Tonial Unoesc
  • Ardinete Rover Unoesc
  • Silvia Spagnol Simi Unoesc
  • Tânia Aparecida Durigon Unoesc.
  • Karina Giacomini Varela Unoesc

Resumo

O desenvolvimento sustentável é uma meta mobilizadora que visa à integração das dimensões social, econômica e ambiental. Dentro da dimensão ambiental do desenvolvimento, a crise hídrica é assunto de debate nacional nos últimos anos. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de promover iniciativas que consolidem cultura de desenvolvimento sustentável, sobretudo no que se refere à recuperação das nascentes e à melhoria na permeabilidade dos solos e na qualidade da água. Essa preocupação com a água permite a possibilidade de que as gerações futuras possam ter acesso à água em condições de utilização humana. Nesse sentido, o Comitê da Bacia Rio do peixe e a Área das Ciências das Humanidades, em parceira com o Mestrado Profissional em Administração e com a Prefeitura de Água Doce, promoveram atividades educativas que culminaram com o III Seminário da Água: inovação para a Sustentabilidade, realizado em Água Doce, no dia 08 de julho de 2015. O objetivo com o processo educativo foi disseminar conhecimentos sobre o uso consciente e responsável da água, proporcionando a difusão de boas práticas e de soluções inovadoras, visando contribuir para a sustentabilidade das atividades socioeconômicas do Meio-Oeste catarinense. A metodologia incluiu palestras, debates, produção de releituras de obras de arte sobre o tema da água, pesquisas científicas, análise de textos, interlocução com agricultores e agentes públicos e produção de campanha de conscientização sobre o uso da água. Essas atividades foram realizadas integrando docentes e alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda, além de docentes e discentes do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Alunos e professores interagiram com agentes públicos e sociais, agricultores e estudantes de educação básica do Município de água Doce (SC) em todo o processo de estudo e preparação do Seminário. Os resultados finais de pesquisas e estudos foram apresentados no III Seminário da Água, que contou com a participação de 300 pessoas, entre estudantes e representantes de instituições públicas e privadas e da comunidade local e regional. Foram realizadas palestras sobre o uso consciente da água, que apontaram soluções preventivas para a região Meio-Oeste catarinense. Os palestrantes eram de organizações como Itaipu, Bacia Hidrográfica, Funasa e Simae. A aprendizagem e a troca de experiências foram intensas, conforme observado pela avaliação realizada com participantes.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Água. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Salete Filippim, Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV); Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Editora da Revista RACE.

Enio Mário Mendes, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Água Doce

Engenheiro Agrônomo.

Ricardo Marcelo Menezes, Unoesc

Mestre.

Márcia Marcondes Diniz De Freitas, Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Mestranda em Administração.

Kárin Ane Corso, Prefeitura Municipal de Água Doce.

Mestre.

Graciele Tonial, Unoesc

Mestre. Coordenadora do curso de Administração da Unoesc Joaçaba.

Ardinete Rover, Unoesc

Mestre. Assessora do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba.

Silvia Spagnol Simi, Unoesc

Mestre. Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba.

Tânia Aparecida Durigon, Unoesc.

Mestre. Coordenadora da Área das Ciências das Humanidades da Unoesc Joaçaba.

Karina Giacomini Varela, Unoesc

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil. Funcionária da ACH.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Filippim, E. S., Mendes, E. M., Menezes, R. M., Marcondes Diniz De Freitas, M., Corso, K. A., Tonial, G., Rover, A., Simi, S. S., Durigon, T. A., & Giacomini Varela, K. (2015). GESTÃO DA ÁGUA: INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8229

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>