ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Thamara Paula Carlesso

Resumo

A educação física é uma área ampla que possui vários campos de atuação, abrangendo toda área de qualidade e estilo de vida saudável. Objetivou-se, com este estudo, identificar o estilo de vida de escolares do Município de Videira. A pesquisa se caracterizou como quantitativa, descritiva e exploratória, com amostragem aleatória, composta de 149 escolares que estudam no quinto ano do ensino fundamental I, com idade entre 10 e 11 anos. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva por meio do programa SSPS. O principal resultado da preferência esportiva foi o futebol, com 42,10% na escola privada e 51% na pública; nos outros esportes o percentual é mínimo. Na questão alimentação e ingestão de frutas e verduras, obteve-se o seguinte resultado: 28,33% dos entrevistados da escola privada nunca ingerem três porções desses alimentos por dia; na escola pública são 17,97%. Mesmo não sendo a maioria, esse índice é muito alto, pois frutas e verduras deveriam ser mais consumidos, por serem muito mais aproveitados pelo organismo. Enfatiza-se a questão de comportamento preventivo, o uso de equipamentos de segurança e do cinto de segurança no carro, e apontam-se os resultados: 41,66% dos entrevistados de escola privada e 30,33% dos de escola pública utilizam esses equipamentos com frequência, fato que demonstra falha de incentivo, sendo maior o número de pessoas que não fazem uso desses equipamentos. Na questão estresse, destaca-se que as crianças da escola particular são mais calmas que as da pública, visto que 60,67% irritam-se raramente na particular e 21,66%, na pública. Quando se trata de convivência com os pais, obtiveram-se resultados positivos, observando-se que 96,66% das crianças de escola privada gostam de ficar com seus pais e 98,87% da pública também preferem ficar com os pais do que sozinhos. Conclui-se que alguns aspectos do estilo de vida das crianças estão bastante satisfatórios, outros quesitos, como de comportamento preventivo, devem começar a ser mais discutidos e orientados entre as crianças. 

Palavras-chave: Estilo de vida. Alimentação. Atividade física. Estresse. Relacionamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Coordenadora do curso de Educação Especial, Professora do Curso de Educação Física da área das Ciências da Vida e do curso de Pedagogia e Educação Especial da área de Ciências da Humanidade.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zago, E. A., & Carlesso, T. P. (2015). ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8106

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>