O XADREZ E A APRENDIZAGEM: VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Samara Werkhauser
  • Dalila Guerezi

Resumo

O jogo Xadrez é um caminho que facilita o desenvolvimento cognitivo envolvendo fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória e o raciocínio. Assim, ele pode ser associado às demais disciplinas escolares, pois é um jogo que envolve muitos sentidos e percepções. No entanto, muitas vezes, é visto na Educação Física escolar apenas como um apoio para os dias em que não se pode utilizar a quadra em decorrência da chuva. No projeto tem-se como objetivo investigar a influência do jogo Xadrez no ensino e aprendizagem dos alunos da Escola Estadual de Educação Básica Druziana Sartori, do Município de Chapecó, SC. Para tanto, serão sujeitos da pesquisa os alunos e o professor do quinto e do sexto ano do Ensino Fundamental atendidos por bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Como instrumento, será aplicado um questionário aos professores e outro aos alunos das turmas pesquisadas, antes e depois do processo de intervenção com o Xadrez. Para análise dos dados, serão utilizados: a análise de conteúdo e percentuais e frequências simples apresentados por gráficos e tabelas. Como resultados parciais, relata-se que, embora alguns alunos não demonstrem, inicialmente, motivação para o aprendizado do Xadrez, pôde-se perceber que no decorrer das aulas aumentaram a concentração e o interesse deles. Assim, o Xadrez se transforma em uma importante ferramenta na formação escolar que contribui com o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Xadrez. Escola. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., Werkhauser, S., & Guerezi, D. (2015). O XADREZ E A APRENDIZAGEM: VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8089

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>