EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA RSE E DA SUSTENTABILIDADE NA CAIXA. PERSPECTIVA HISTÓRICA RECENTE

Autores

Resumo

Nas últimas décadas, os temas “Sustentabilidade” e “Responsabilidade Social Empresarial” vêm surgindo como preocupação das organizações, ainda que as intenções, o modus operandi e a comunicação com os stakeholders necessitem de aperfeiçoamento. No presente trabalho teve-se como objetivo geral evidenciar o processo de institucionalização desse conhecimento pela Caixa Econômica Federal na última década. Após uma breve revisão teórica, conceitual e metodológica, procedeu-se à análise documental qualitativa, com base nos Balanços Sociais e Relatórios de Sustentabilidade de 2006 a 2014. Discutiu-se, então, a história da empresa; a abrangência dos relatos; a presença do tema no plano estratégico, nas estruturas organizacionais, nas ações com os públicos interno e externo e no reconhecimento externo das ações. Considerou-se evidente um avanço conceitual e prático nos relatos e uma progressão gradual e ascendente das ações empreendidas, ainda que em alguns momentos apareçam indícios do contrário, principalmente no plano estratégico da empresa. Entendeu-se que, de forma geral, o tema tem sido construído de modo a se tornar cada vez mais claro e robusto na cultura empresarial. Sugere-se, para futuros estudos, a ampliação da fonte de dados, incluindo-se a análise quantitativa da aplicação de recursos em programas e ações para a sustentabilidade e a análise qualitativa de entrevistas com os stakeholders.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Responsabilidade social empresarial. Relatórios de sustentabilidade. Estratégias sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Cardoso Vieira, UNOESC CAIXA

Mestrado Profissional em Administração em andamento (UNOESC 2015). MBA em Gestão Pública e Administração de Cidades em andamento (UNINTER 2014). Engenheiro Civil, com habilitação em Engenharia de Produção (UFSC 2009). Técnico em Agrimensura (IFSC 2000). Atualmente é Engenheiro Civil na Caixa Econômica de Santa Catarina. Possui experiência profissional na gestão estratégica, operacional, construção e manutenção dos imóveis e infraestrutura pública; tendo atuado como engenheiro civil, analista, fiscal, consultor, coordenador e gerente nas áreas mencionadas.

Simone Sehnem, UNOESC

Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 2007). Graduada em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC 2005) e graduada em Administração pela UNOESC (2010). Membro do Academy of International Business (AIB). Atua como Professora e Pesquisadora na UNOESC no Mestrado Profissional em Administração no qual desenvolve estudos nas Linhas de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações e Competitividade do Agronegócio. Ministra a disciplina Sustentabilidade em Organizações.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Cardoso Vieira, A., & Sehnem, S. (2015). EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA RSE E DA SUSTENTABILIDADE NA CAIXA. PERSPECTIVA HISTÓRICA RECENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7943

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>