RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 9 ANOS DE IDADE

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Manoeli Jost

Resumo

Reconhecendo o crescente aumento no número de alunos com dificuldades de aprendizagem e a necessidade de um olhar multifacetado para a problemática, neste estudo teve-se como objetivo investigar as relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor de escolares de 9 anos de idade matriculados e frequentando o ensino regular de uma escola pública estadual de Chapecó, SC. A pesquisa se caracteriza como estudo de campo, não probabilístico, de natureza quantitativa e qualitativa, no qual foram realizados procedimentos técnicos e descritivos. Sendo a população composta por 211 crianças de 8 a 10 anos, e a mostra composta por 35 crianças de 9 anos de idade. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizou-se o Manual de Desempenho Escolar Análise da leitura e da Escrita (MDE) (ROSA NETO; SANTOS; TORO, 2010), a Escala de Disgrafia adaptada por Lorenzini (1993) e a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) (ROSA NETO, 2002). Os resultados indicam que 16 alunos apresentam dificuldades expressivas de leitura e escrita, segundo o MDE; destes, 52,5% (n=10) também apresentam problemas na grafia, característicos da disgrafia. Todos os alunos que apresentaram problemas de aprendizagem demonstram atrasos motores consideráveis, mantendo-se abaixo da média de desempenho para suas idades. De acordo com a classificação da EDM, 75% (n=12) dos escolares apresentam índices Normal Baixo, 18,8% (=3) índices Normal Médio e 6,3% (n=1) índices Inferior, com média do Quociente Motor Geral de 86,15 (Normal Baixo). Os maiores déficits motores foram encontrados nas áreas de esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Acredita-se que existam relações entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor dos escolares pesquisados e que estas estejam interligadas a áreas motoras específicas. Uma vez compreendido que o tema é de fundamental importância, os presentes resultados podem auxiliar a elucidar uma realidade preocupante no âmbito educacional e dar início a um trabalho para amenizar tal problemática.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Desenvolvimento psicomotor. Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Jost, M. (2015). RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 9 ANOS DE IDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7845

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>