O CUSTEIO ABC EM UMA MICROCERVEJARIA DO MEIO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Adriano Roberto Doré Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • André Luiz Busnello Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Luiz Paulo Pelentir Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Resumo

A atividade de produção de cervejas artesanais cresce em ritmo acelerado no Brasil, principalmente em Santa Catarina, em razão da predominância das colonizações alemã e austríaca. Nesse cenário, as microcervejarias buscam maior participação no mercado nacional e mundial, com um produto mais elaborado e premium para o consumidor. O trabalho teve como finalidade analisar a viabilidade de implantação do sistema de custeio ABC (Activity Based Costing) para as atividades de uma microcervejaria do Meio Oeste catarinense. O custeio ABC busca um custo mais consistente e transparente para a formação do preço de venda. Após levantamento das informações de custos da produção cervejeira, os dados foram comparados no sistema de custeio tradicional e no sistema de custeio ABC. Os resultados mostraram que a implantação do sistema ABC na microcervejaria não é viável, pois não há grandes distorções entre os métodos de custeio analisados.

Palavras-chave: Microcervejaria. Custeio ABC. Custeio tradicional. Custos indiretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Roberto Doré, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas. Especialização em Gestão da Produção pela Unoesc de Joaçaba; Especialização em Gestão Empresarial pela FGV.

André Luiz Busnello, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Aluno do curso de Ciências Contábeis da Unoesc campus de Joaçaba

Luiz Paulo Pelentir, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Aluno do curso de Ciências Contábeis da Unoesc campus de Joaçaba

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Doré, A. R., Busnello, A. L., & Pelentir, L. P. (2014). O CUSTEIO ABC EM UMA MICROCERVEJARIA DO MEIO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 148. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5733

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino