O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE: METODOLOGIAS E LINGUAGENS EM SALA DE AULA

Autores

  • Claudio Luiz Orço UNOESC
  • Gabriele Juli Gandolfi

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades metodológicas e linguagens didáticas que facilitam o ensino de história (docência) em sala de aula para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. É Fruto da minha experiência com o Estágio Curricular Complementar em História que tem por objetivo levar o acadêmico do curso de licenciatura em História ter contato com o espaço escolar e propor mudanças que vão ser fundamentais teoricamente na academia e aplicá-las ao retornar na escola para a docência. Na dialética entre academia e prática escolar é possível notar que a partir da Nova História as mudanças nas concepções de pesquisar história e consequentemente a ampliação das fontes de pesquisa possibilitam um novo olhar sobre o presente, passado e futuro e que os materiais didáticos foram também ganhando novas abordagens com novas metodologias e diferentes linguagens. Na sala de aula o processo é lento, mas também ocorreram modificações e com o passar do tempo o ensino de História, quase sempre aprendida por meio da memorização dos fatos, geralmente políticos, escolhidos e transcritos por historiadores com concepções diversas, foram abrindo espaço para incorporação de materiais didáticos críticos e reflexivos. Agora cabe ao professor visualizar novas possibilidades de utilização de tais materiais, pois, muitas vezes com o apoio do próprio livro didático pode-se conduzir o processo de ensino e aprendizagem, analisando e problematizando imagens, documentos, mapas, filmes e músicas.  É destes instrumentos, fontes e linguagens e sua utilização em sala de aula em que buscamos abordar e aplicar a experiência docente do Estágio Curricular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Luiz Orço, UNOESC

Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Campus de Xanxerê/SC

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Orço, C. L., & Gandolfi, G. J. (2014). O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE: METODOLOGIAS E LINGUAGENS EM SALA DE AULA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 393. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5730

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>