DESENVOLVIMENTO DE MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E APLICAÇÃO DO DESIGN DE EMBALAGEM NA LINHA DE PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE GUARUJÁ DO SUL (ARTGS)

Autores

  • Lidiane Camiloti
  • Bárbara Júlia Lermen

Resumo

A Associação de Artesãos de Guarujá do Sul (ARTGS) é uma instituição que conta com a participação de aproximadamente trinta artesãos, onde há a produção de diversos produtos manuais. Várias técnicas são desenvolvidas, como crochê, ponto Hardanger, bordados, pintura e bordado em tela, tricô, sacolas em palha, fuxico, trabalho com fitas, patchwork, pat apliquê, decopage, pintura em vidros e em panos de prato, além de macramê, trabalhos em biscuit, e até arte em cuias. Esses produtos são geralmente comercializados em pequenas feiras municipais que acontecem na região Oeste de Santa Catarina. Assim, esta pesquisa teve como objetivo auxiliar a Associação ARTGS a se desenvolver, com o auxílio das ferramentas do design. A partir de estudos sobre o histórico do design e do artesanato no Brasil, além das diversas áreas que esses dois termos englobam, busca-se conhecer esse universo e, principalmente, estabelecer uma relação entre esses dois extremos, utilizando isso em favor da instituição. Além disso, houve um foco especial em reconhecer e perceber as expectativas dos colaboradores e o que esperavam com o desenvolvimento desse projeto. Com isso, foi inserida toda a parte de design gráfico necessária, englobando o redesign da marca e sua gestão (branding), um catálogo com fotos dos produtos, um layout de site, brindes (camiseta e boné), seis embalagens para abrigar os produtos com endereço e contato da associação, toda a parte de papelaria, um cartão de visitas e um banner para ser levado às exposições. Todos os itens citados agregam valor aos produtos e, muito mais, ao trabalho desenvolvido pela Associação, fazendo com que a ARTGS seja vista e reconhecida pelos seus clientes por meio, também, da atuação e aplicação do design gráfico.

Palavras-chave: ARTGS. Design. Artesanato. Design gráfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Camiloti, L., & Lermen, B. J. (2014). DESENVOLVIMENTO DE MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E APLICAÇÃO DO DESIGN DE EMBALAGEM NA LINHA DE PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DE GUARUJÁ DO SUL (ARTGS). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 289. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5648

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>