ESTUDO DE VIABILIDADE COMERCIAL DE PEQUENOS AEROGERADORES DIANTE DO NOVO CENÁRIO ENERGÉTICO

Autores

  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Adriana Carla Maziero Camarotto Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)u
  • Daniela Luiza Miotto Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)u

Resumo

A presente pesquisa consiste no estudo de viabilidade comercial de pequenos aerogeradores diante do novo cenário energético. Teve por objetivos apresentar, identificar e definir as vantagens competitivas do principal produto. Os dados da pesquisa de mercado foram obtidos por procedimentos quantitativos e qualitativos. Os dados primários foram coletados no período entre julho e novembro de 2012.  Para a coleta dos dados primários foi submetido um questionário por meio do Google Drive, no período compreendido entre 18 de outubro e 07 de novembro de 2012. Foram consultadas pessoas residentes nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os resultados das pesquisas demonstraram a viabilidade de comercialização de aerogeradores de pequeno porte, particularmente para áreas urbanas, considerando-se a redução de gastos com energia elétrica em condomínios e comércios. No entanto, pondera-se que a regulamentação acerca da micro e minigeração de energia ainda é incipiente, necessitando de ajustes e maiores incentivos para alavancar o mercado de energia eólica voltada ao uso doméstico.

Palavras-chave: Energia eólica de pequeno porte. Aerogeradores. Energia distribuída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Especializações em Contabilidade Gerencial e Finanças, Administração de Recursos Humanos pela Unoesc - Campus de Joaçaba. Mestrado em Administração pela UFSC. Professora da Unoesc.

Adriana Carla Maziero Camarotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)u

Graduada no Curso Superior Tecnologia em Empreendimento da Unoesc - Campus de Joaçaba

Daniela Luiza Miotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)u

Aluna do Curso de Direito da Unoesc - Campus de Joaçaba.

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Rover, A., Camarotto, A. C. M., & Miotto, D. L. (2014). ESTUDO DE VIABILIDADE COMERCIAL DE PEQUENOS AEROGERADORES DIANTE DO NOVO CENÁRIO ENERGÉTICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 200. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5614

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>