VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM PALESTRAS PARA CRIANÇAS

Autores

  • Marcos José De Araújo Junior UNOESC
  • Evaldo Schaffrath

Resumo

O mercado de palestras existe há pouco mais de 10 anos; apesar de ser uma prática comum há vários anos no meio acadêmico e profissional como forma de disseminar conhecimento, somente na última década foi abordado como um negócio em potencial. Em decorrência da crescente demanda pelo serviço, alguns profissionais deixaram de trabalhar diretamente em suas áreas de atuação e começaram a dedicar seu tempo exclusivamente à atividade. As palestras são frequentemente motivacionais e direcionadas aos adultos. Alguns especialistas as qualificam como “reativas”, pois o seu conteúdo, de forma usual, tem a intenção de corrigir um comportamento humano já sedimentado no caráter de cada ouvinte. Este estudo analisa a possibilidade de inovar o serviço, direcionando o foco àqueles que ainda estão desenvolvendo seu conjunto próprio de características; portanto, a proposta é abordar o tema de forma “proativa”. É um negócio inexplorado, que pode revolucionar o mercado de palestras e mudar futuros. O presente trabalho buscou identificar a viabilidade mercadológica e econômico-financeira da criação de uma empresa especializada em palestras para crianças com idade entre oito (8) e dez (10) anos. Cento e setenta e quatro (174) escolas participaram como parceiras nesta pesquisa. A pesquisa recebeu a resposta de 62 questionários e revelou resultados surpreendentes. Fez-se uma projeção financeira, analisando-se os gastos relativos a esta proposta de projeto, e também se desenvolveu uma marca comercial. Este trabalho  provou ser pioneiro, perspicaz e de grande relevância à atividade em questão.

Palavras-chave: Palestras. Crianças. Viabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

De Araújo Junior, M. J., & Schaffrath, E. (2014). VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM PALESTRAS PARA CRIANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 330. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5422

Edição

Seção

Videira - Ensino