VALIDAÇÃO DO MÉTODO PARA A DETERMINAÇÃO DE ALCALINIDADE TOTAL EM ÁGUA

Autores

  • Eduarda Magalhães Dias Frinhani UNOESC
  • Natali da Rocha Restelatto Unoesc Joaçaba

Resumo

A alcalinidade é a capacidade da água de neutralizar os íons hidrogênios (H+) provenientes dos ácidos, expressando a capacidade de tamponamento da água e suas condições de resistir à mudança de pH. A determinação da alcalinidade é realizada a partir da titulação ácido-base com ácido sulfúrico ou clorídrico até pH 4,5, no ponto final da reação, detectado com o uso de indicador alaranjado de metila ou pHmetro. Os íons hidroxila (OH-), carbonato (CO32-) e bicarbonato (HCO3-) são os principais responsáveis pela alcalinidade em águas. Neste trabalho realizou-se a validação do método de determinação de alcalinidade total em água. A validação de um método indica que o procedimento, que inclui desde as condições de operação do equipamento até toda a sequência analítica, seja aceito como correto e é uma das exigências da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025: Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração. O procedimento utilizado foi o Método Titulométrico 2320 B recomendado na 21ª edição do Standard Methods for the Examination oj water & wastewater (APHA, 2005). Para a validação do método e estudo dos parâmetros realizados, adotaram-se os procedimentos propostos por Albano e Raya-Rodriguez (2009) e Rego (2012). O método para a análise de alcalinidade se mostrou seletivo e linear, com R2=0,999 nos pontos ao longo da faixa de trabalho estudada. Apresentou os limites de detecção (LDM – 99%) ≥ 2,221 e quantificação (LQM – 10 desvios) ≥ 3,98. O método apresentou repetitividade satisfatória, boa reprodutibilidade intralaboratorial e precisão dos métodos, com os coeficientes de variação (CVs) globais menores do que 10%.

Palavras-chave: Validação. Método. Alcalinidade. Água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Magalhães Dias Frinhani, UNOESC

Bacharel em Química, Mestre em Agroquimica e Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Área de Ciências Exatas e da Terra da UNOESC Joaçaba.

Natali da Rocha Restelatto, Unoesc Joaçaba

Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba

Downloads

Publicado

05-09-2014

Como Citar

Frinhani, E. M. D., & Restelatto, N. da R. (2014). VALIDAÇÃO DO MÉTODO PARA A DETERMINAÇÃO DE ALCALINIDADE TOTAL EM ÁGUA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 232. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5376

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)