ESTUDO DO REFORÇO DE CONCRETO ARMADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS

Autores

  • Crisleine Zottis Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A construção civil é uma área que está constantemente tentando superar os limites existentes, construindo edificações mais altas e resistentes. O concreto, por ser um material muito utilizado na construção, é de extrema importância nessa área, devido à sua alta resistência e trabalhabilidade.  Portanto, deve-se procurar novas técnicas e materiais visando otimizar e melhorar o concreto, a fim de possibilitar o avanço da construção civil. Diversos estudos comprovam que a utilização de fibras, como reforço estrutural no concreto, garante melhorias nas características físicas do material. Assim, o presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo identificar as fibras que podem ser adicionadas, ou reutilizadas, no concreto, reunir e sintetizar as informações dos estudos previamente realizados por diversos pesquisadores, no que tange às características promovidas pelas fibras. Também, através de um estudo de caso, pretende-se identificar por meio de um questionário, se as empresas fornecedoras de concreto na região de Chapecó são adeptas dessa tecnologia.  Com o conhecimento dos diversos tipos de fibras utilizadas, pretende-se fazer uma relação entre os tipos de fibras e suas propriedades quando adicionadas ao concreto, estabelecendo quais caraterísticas são melhoradas ou prejudicadas com o seu uso. Além de traçar um panorama da aplicação desse material na região de Chapecó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crisleine Zottis Reis, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Concluiu o mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC em 2012 e o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2016.  Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó, nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Administração.

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

Reis, C. Z. (2019). ESTUDO DO REFORÇO DE CONCRETO ARMADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e22798. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/22798

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>