LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO COMO AMBIENTE COLABORATIVO PARA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO: A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPARTILHADA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • LORAINE GOMES RODRIGUES UNOESC
  • Elis Regina M. Zanin UNOESC
  • Roberson J. Fernandes Alves UNOESC
  • Fábio R. Mingori UNOESC
  • Eduardo C. Schwengber UNOESC
  • Andréia Carla Liberalesso UNOESC
  • Andressa Michels UNOESC
  • Adriana Salvi UNOESC

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LORAINE GOMES RODRIGUES, UNOESC

Pós Doutorado em Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (título Revalidado); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC; Especialista em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG; Graduada em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Professora Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Atuação no Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Gestão. Professora Tutora e Conteudista em Educação a Distância - EAD. Líder de Grupo no DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil /CNPq. Membro Representante do Corpo Docente no CONSUN. Avaliadora do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.

Elis Regina M. Zanin, UNOESC

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007). Especialização em MBA em Gestão da Produção, Materiais e Logística - UNOESC (2011). Mestrado em Administração - Gestão de Organizações pela FURB (2014). Atua como Docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, na Universidade do Oeste de Santa Catarina, nas disciplinas de Consultoria Empresarial, Administração de Vendas e Negociação e Administração Estratégica.

Roberson J. Fernandes Alves, UNOESC

Possui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR(2015) e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(2005). Atualmente é professor do curso de Ciência da Computação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste. Tem experiência na área de Administração de Banco de Dados(Oracle) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Fábio R. Mingori, UNOESC

Possui graduação em Administracao pela UNOESC (1998); Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela UNOESC (2000), Especialização em Ciência da Computação pela UFSC (2005), Especialização em Design Industrial de Móveis pela UNOESC (2010) . Mestrado em Administração pelo curso de Mestrado Profissional em Administração - UNOESC (2019) Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Computação Gráfica; atuando principalmente nos seguintes temas: ciframento de informaçoes, interação humano computador, desenho técnico, materiais e processos industriais.

Eduardo C. Schwengber, UNOESC

Possui graduação em Design Industrial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC XANXERÊ (2007). Especialista (lato sensu) em Publicidade e Propaganda com ênfase em Promoção de Vendas, Merchandising e Varejo pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó ? UNOCHAPECÓ (2008). Cursou Especialização (lato sensu) em Módulo Formação para o Magistério Superior na pós graduação em Gestão de Recursos Humanos pela UNOESC SÃO MIGUEL(2008). Especialista (lato sensu) em Design de Interiores: novas tendências, pela UNOESC SÃO MIGUEL (2011). Mestre pelo curso de mestrado em Design, Educação e Inovação, no Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER, em Porto Alegre/RS (2013). Possui experiência na orientação de projetos para mobiliários e na área gráfica, tanto com criação quanto com processo industrial e laboratório de materiais e processos. Professor universitário nos cursos de Design UNOESC São Miguel do Oeste, campus aproximado de Pinhalzinho/SC e no curso de Arquitetura e Urbanismo UNOESC Chapecó/SC. Membro de Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Design / Unoesc. Participa de grupo de pesquisa Desenvolvimento Organizacional (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/074974718) e FABLAB Unoesc SMO.

Andréia Carla Liberalesso, UNOESC

Graduada em Ciências Biológicas (2004) e Direito (2013) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste/ SC. Pós-graduada em Microbiologia Aplicada, na modalidade Mercado de Trabalho e em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste. Pós-graduada em Direito Público pela Damásio Educacional. Atua como Analista Administrativo na Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste.

Andressa Michels, UNOESC

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Itapiranga (FAI) (Atual UCEFF) e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atuou em escritório de contabilidade nos setores contábeis (lançamentos contábeis) e de legalizações (aberturas de novas empresas, alterações contratuais, alvarás). Hodiernamente, é docente de tempo integral na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) nos campi de Pinhalzinho, Maravilha e São Miguel do Oeste. Atuando nos componentes curriculares "Ética profissional e Perícia, Avaliação e Arbitragem, Teoria da Contabilidade e Custos de Agronegócios, Contabilidade Básica, Contabilidade Geral.

Adriana Salvi, UNOESC

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000), Mestrado em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - AR (2011), REVALIDADO pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), Especialização em Administração de Recursos Humanos (2002). Atualmente é professora da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nos cursos de Pedagogia Empresarial, Administração, Agronegócios, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Agronomia, Tecnologia em Gestão de Empreendimentos, em Gestão Ambiental e em Laticínios. Atua na EAD no curso de Processos Gerenciais. Em cursos de Pós-graduação na área de Gestão de Pessoas em temas como Gestão Estratégica de RH, Liderança, Gestão de Equipes, Perfil Comportamental e em Metodologia da Pesquisa; e em cursos de Gestão de Cooperativas. É Analista Comportamental e atua em Consultoria de Gestão Comportamental.

Downloads

Publicado

10-10-2019

Como Citar

RODRIGUES, L. G., Zanin, E. R. M. ., Alves, R. J. F., Mingori, F. R., Schwengber, E. C., Liberalesso, A. C., Michels, A., & Salvi, A. . (2019). LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO COMO AMBIENTE COLABORATIVO PARA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO: A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPARTILHADA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e22414. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/22414

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>