ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE UM ABRIGO PARA ANIMAIS DE PEQUENO PORTE NA CIDADE DE JOAÇABA-SC

Autores

  • Inara Pagnussat Camara Unoesc
  • Mirian Khetlin Oliveira

Resumo

Os animais domésticos estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas, entretanto junto à domesticação desses animais sucedeu-se uma realidade que afeta o mundo todo, a grande população de animais em estado de rua. Esse estudo busca através de embasamento teórico e de dados, verificar a atual situação do Brasil e do mundo sobre a causa animal para estabelecer um modelo de abrigo que se adeque as necessidades da cidade de Joaçaba, Santa Catarina. Apesar do suporte das ONG’s nesse cenário, a falta de auxílio do poder público e o número crescente de animais abandonados, afeta principalmente a saúde pública, visto que a exposição desses animais no ambiente urbano acarreta doenças e depredação do espaço público. Através do referencial teórico, dos estudos de caso e o auxílio das ONG’s por meio de entrevistas, foi possível estabelecer uma demanda para o município de Joaçaba, e ainda pontuar condicionantes, conceitos e partidos que serão propostos na fase projetual. O objetivo principal desse estudo é usar a arquitetura como ferramenta para a diminuição do número de animais abandonados no município, cuidando das necessidades básicas, trazendo conforto, acolhimento e tratamento necessário para que o resultado final seja a adoção. Em acréscimo às melhorias destacadas, um benefício a mais decorrente do projeto seria a educação comunitária através do ambiente proposto, que acolha não somente os animais, mas também as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inara Pagnussat Camara, Unoesc

Arquiteta e Urbanista (UPF-2013); Especialista em Arquitetura Comercial (IMED-2015); Especialista em Metodologia de Ensino na Educação Superior (UNINTER-2018); Mestre em Arquitetura e Urbanismo (IMED-2018); Especialização em andamento em Planejamento Urbano (2018-2020).

Downloads

Publicado

23-08-2019

Como Citar

Camara, I. P., & Oliveira, M. K. (2019). ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE UM ABRIGO PARA ANIMAIS DE PEQUENO PORTE NA CIDADE DE JOAÇABA-SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21777. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21777

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)