BOBINA DE TESLA COMO RECURSO DIDÁTICO E DE PESQUISA

Autores

  • Jean Carlos Hennrichs Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A tempos se discute sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação ao uso de metodologias diferenciadas de ensino em sala de aula. Dados estatísticos demonstram que a maioria dos discentes dos cursos de engenharia, possuem desempenho ruim em disciplinas relacionadas à física e à matemática. Encontrar subsídios para atenuar esse índice e tornar estes componentes curriculares mais atrativos, torna-se necessário. A bobina de tesla, é o experimento mais famoso do pesquisador Nikola Testa. Ela nada mais é do que um transmissor de rádio sem antena. A concepção e uso da bobina de tesla pode auxiliar a compreensão de fenômenos físicos como a quebra da rigidez dielétrica do ar, transmissão de energia pelo ar, relâmpagos artificiais, geração, transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas, entre outros. Diante do exposto, foi objetivo desta pesquisa o projeto e construção de uma bobina de tesla, para ser utilizada como ferramenta didática para o ensino de física. Nesse sentido uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, experimental e de estudo de caso foi desenvolvida pelos autores durante o período de março a dezembro de 2018. Com a conclusão da pesquisa pode-se constatar o interesse pelos alunos, em relação aos conceito entorno do experimento, pois os efeitos visuais e sonoros produzidos pela bobina de tesla são singulares e atraentes visualmente. Se fez uso também da bobina construída em feiras, exposições e visitas de estudantes à Unoesc, divulgando desta forma os cursos de engenharia e atraíndo alunos para o aprendizado da física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Hennrichs, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando em Administração, Especialista em Ciência da Computação, MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduado em Ciência da Computação. Certified in IT Service Management - ITIL

Downloads

Publicado

07-08-2019

Como Citar

Hennrichs, J. C. (2019). BOBINA DE TESLA COMO RECURSO DIDÁTICO E DE PESQUISA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21642. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21642

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>