MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CANTEIRO DE OBRAS CIVIS DE CHAPECÓ(SC)

Autores

  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

A pesquisa busca por meio do mapeamento de competências na construção
civil analisar as habilidade, atitudes e conhecimentos em um canteiro de obras. A problemática de pesquisa surgiu através da observação da não avaliação sistemática dos colaboradores pela organização, conforme a competência requerida para as funções que eles exercem na empresa. O objetivo foi mapear as competências dos cargos no canteiro de obras em uma organização da construção civil no município de Chapecó (SC), para a aplicabilidade da gestão por competências. Foi adotada como procedimentos metodológicos a entrevista, onde foi mapeado das competências definindo os papéis e os cargos acerca dos conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas pela organização. Como resultados o estudo demonstrou contribuir para organização, pois o mapeamento mostrou as fragilidades, os pontos positivos e negativos e onde devem ser implantadas as estratégias de melhoramento das funções dos colaboradores. Pode-se ressaltar que o estudo demonstrou fragilidades no saber agir e atitudes dos colaboradores, bem como, as interferências que podem ser ocasionadas no trabalho em equipe que acarretam na produtividade e no comprometimento do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2017). Linha de pesquisa sustentabilidade em organizações. Pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas públicas. Formado em curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC (2007). Atua como coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas na Unoesc Xanxerê. Professor de dos componentes curriculares de projeto arquitetônico, planejamento urbano e tecnologia do urbanismo. Pesquisador nas áreas de Sustentabilidade em Organizações e Projetos na área de arquitetura, urbanismo, design e tecnologias associadas (membro do grupo de pesquisa). Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOESC ? Xanxerê. Realizou consultoria em diversos municípios nas áreas de Planejamento Urbano, Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territoriais. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento e gestão territorial, Planejamento e gestão de infraestrutura urbana, planejamento do desenvolvimento e sustentabilidade e desenvolvimento regional, projetos de arquitetura e execução de obras arquitetônicas.Também atua como cervejeiro caseiro artesanal.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ferreira, A. S. (2018). MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CANTEIRO DE OBRAS CIVIS DE CHAPECÓ(SC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18608

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>