UM CASO NA ESCOLA: INIBIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE DEFICIENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Luan Barth Alves
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Durante os últimos anos observou-se um aumento significativo na presença de estudantes com deficiências nas escolas regulares, em parte, devido aos incentivos governamentais. Esse movimento é positivo porque motiva o processo social de inclusão destes indivíduos no meio em que vivem. Entretanto, a partir de observações experienciadas na prática durante estágio observaram-se situações que levaram a formulação de duas grandes perguntas: Como esse processo de inclusão foi elaborado? Será que realmente funciona na prática? Este estudo teve como objetivo questionar a efetiva participação destes alunos nas atividades propostas nas aulas de Educação Física com vistas a apontar soluções que contribuam para o desenvolvimento social. Observando os atores envolvidos no processo foi possível verificar que a situação gerada no momento da inclusão causa medo e indiferença por parte dos colegas, receio e isolamento do estudante, e ainda, gera dúvida e demonstra falta de preparo dos professores para atuar na situação. Entende-se que o problema comum a todos gera inibição para atuar, que por sua vez, leva ao medo, confusão, vergonha, timidez e acanhamento. Para superar este problema em comum, sugerem-se quatro linhas de atuação: 1) Formação específica aos professores; 2) Introduzir jogos adaptados nas aulas; 3) Aulas teóricas com introdução de vídeos e histórias de vida, e 4) Generalizar e evidencar a cooperação. Mostrar que quando ajudamos alguém, estamos nos ajudando também, é um dos valores sociais a serem desenvolvidos, que permite transformar a falsa inclusão em possibilidade real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Alves, L. B., & Zawadzki, P. (2018). UM CASO NA ESCOLA: INIBIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE DEFICIENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18545

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>