UM CASO NA ESCOLA: CONSUMO DE ÁLCOOL POR ALUNOS

Autores

  • Júlia de Gois Quevedo
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Nas últimas décadas um processo de transição nos comportamentos considerados prejudiciais à saúde vem ocorrendo. O consumo de álcool tornou-se a substância psicotrópica legalizada mais consumida no mundo. O adolescente está no grupo de maior risco para o consumo, devido às mudanças decorrentes do processo de desenvolvimento e à necessidade de sentir-se adaptado ao grupo social. Tendo em vista as consequências acarretadas para o crescimento e a influência em favor de outros comportamentos de risco, este estudo objetiva idealizar reflexões que norteiem a adoção de uma postura consciente sobre o tema. Identifica-se como atores envolvidos no problema os estudantes, os professores e a família, sendo os últimos os principais promotores de educação em saúde. Propõe-se desenvolver intervenções educacionais em três momentos pautados nos aspectos sociológico, psicológico, biológico e físico-químico. No primeiro momento relacionar as principais consequências causadas pelo consumo da substância a longo prazo nas capacidades físicas e cognitivas com atividades práticas, a fim de proporcionar uma dinâmica de valorização dessas. No segundo viabilizar conhecimentos sobre características dos tipos de bebidas, consumo moderado, a curto e longo prazo e utilização de exemplos por meio de aulas expositivas e de grupos focais. Por último, promover a aproximação dos atores perante a temática por meio de um Seminário sobre Saúde na Escola. Além disso, ressalta-se a importância de avaliações contínuas sobre critérios que indiquem a postura consciente adotada pelos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Quevedo, J. de G., & Zawadzki, P. (2018). UM CASO NA ESCOLA: CONSUMO DE ÁLCOOL POR ALUNOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18534

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>