JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabrieli Sampaio Universidade do Oeste de Santa Catarina - São Miguel do Oeste - SC.
  • Loiri Maria Casagranda Schmitt Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Os jogos e brincadeiras são indispensáveis para o desenvolvimento do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para melhor entender a importância dos jogos e brincadeiras, no cotidiano da escola, desenvolveu-se, na 5ª fase do curso de Pedagogia, uma pesquisa bibliográfica com base no tema “Jogos e Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança”, objetivando compreender a importância e a influência dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem da criança.  Na 7ª fase, norteado por essa temática e pelo subtema “Plantas”, realizou-se o estágio de docência em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, no Núcleo Municipal de Ensino Fundamental “Arco-íris”, da cidade de Guarujá do Sul - SC, no período de 14 a 18 de maio de 2018. Teve-se como objetivo geral “Estimular o potencial lúdico dos alunos através do desenvolvimento de atividades envolvendo jogos e brincadeiras e o subtema "Plantas". No Estágio de Docência, constatou-se a importância de se trabalhar, de forma consciente, com uma diversidade de jogos e brincadeiras.  Enfatiza-se que, nesse período, a acadêmica pôde ter um contato maior com a realidade escolar (alunos, professores, gestores), possibilitando-lhe entender ainda mais a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem dos alunos, pois através desses recursos viveram e reviveram diferentes momentos, destacando, assim, a maior compreensão do conteúdo “Plantas” de uma forma lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrieli Sampaio, Universidade do Oeste de Santa Catarina - São Miguel do Oeste - SC.

Acadêmica da 8ª fase do curso de Pedagogia - Área de Ciências da Educação.

Loiri Maria Casagranda Schmitt, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora e orientadora de estágio do Curso de Pedagogia - Área Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Sampaio, G., & Casagranda Schmitt, L. M. (2018). JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18512

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino