VERIFICAÇÃO DE SOROPOSITIVIDADE PARA LEPTOSPIRA SPP. EM RATOS NUMA GRANJA DO OESTE DE SC.

Autores

  • Fábio Alfredo Pedroso
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Em 2016 o consumo de carne suína no mundo foi predominante sobre as demais (frango e bovina) com cerca de 42,9% para 22,5% e 34,6%, respectivamente. Em comparação com o Brasil é apenas a 3ª mais consumida, porém é o país que mais exporta na América do Sul. O Brasil possui uma das mais avançadas genéticas de suínos, pois existem vários programas de melhoramento genético em empresas privadas. Um problema evidente em granjas, sejam elas de suinocultura ou avicultura, é a invasão da fauna sinantrópica, principalmente de ratos, que consigo trazem inúmeras doenças que podem acometer tanto leitões quanto animais adultos, tais como Leptospirose, peste, Salmonella, Hantavírus, e alguns ectoparasitas, como moscas, pulgas, piolhos e ácaros. A leptospirose é uma doença bacteriana infecto-contagiosa que é transmitida pela urina de ratos contaminados, ela acomete tanto humanos quanto os suínos, por isso ela deve ser tratada com mais cautela para manter a sanidade do rebanho e das pessoas que trabalham no local. O presente trabalho visa verificar se há presença de Leptospira spp. no plasma de ratos coletados em uma granja de suinos no interior de SC. Para isso serão colocadas armadilhas de captura do tipo adevisa e gaiola, em pontos específicos da granja, como próximo a silos, portas e janelas. Os ratos coletados serão classificados por meio de chaves taxonômicas e será retirada uma amostra do sangue para as análises de soroaglutinação para Leptospira sp.

Palavras-chave: Roedores. Leptospirose. Suinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Alfredo Pedroso

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc de Xanxerê.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Enfermagem da Unoesc Campus de Xanxerê e professora nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Pedroso, F. A., & Battiston, F. G. (2018). VERIFICAÇÃO DE SOROPOSITIVIDADE PARA LEPTOSPIRA SPP. EM RATOS NUMA GRANJA DO OESTE DE SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18366

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>