EDUCAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Adelar Junior Neris da Cruz UNOESC
  • Alexandro Branco UNOESC
  • Márcio Roberto Piccoli UNOESC
  • Augusto Fischer UNOESC

Resumo

A educação financeira apresenta-se ainda incipiente no Brasil. Acredita-se que o ensino superior pode estar suprindo essa deficiência, ampliando o conhecimento de finanças dos acadêmicos. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo, verificar o nível de educação e gestão financeira dos acadêmicos de graduação de uma instituição de ensino do meio oeste catarinense. A pesquisa é do tipo descritiva, composta por um questionário de 20 perguntas fechadas aplicadas a partir da ferramenta google docs, aos acadêmicos da área das ciências das humanidades da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. A amostra foi de 107 acadêmicos do primeiro e do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Publicidade e Propaganda. Os resultados indicam que tanto os acadêmicos do primeiro, quanto dos últimos anos possuem de pouco a mediano conhecimento em relação aos métodos para alcançar independência financeira; juros pagos sobre empréstimos, bem como apresentaram ainda um fraco conhecimento sobre riscos e liquidez em investimentos. O estudo nos permite inferir que a falta de educação e gestão financeira dos pesquisados, principalmente nos primeiros anos da universidade, pode estar relacionada à falta de educação financeira nas escolas brasileiras, bem como a cultura financeira passada de pais para filhos e que a Universidade desempenha papel fundamental na evolução desse conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

da Cruz, A. J. N., Branco, A., Piccoli, M. R., & Fischer, A. (2018). EDUCAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18316

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>