ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ESTUDO E OBSERVAÇÃO DO MÉTODO CONSTRUTIVO DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO DE UM EDIFÍCIO VERTICAL

Autores

  • Mariana Amadigi Ostetto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cleber Coradi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O Estágio Supervisionado I na 8ª fase do Curso de Engenharia Civil, é um componente curricular que permitiu ao acadêmico um contato direto com a execução de obras. Foram cumpridas 90 horas de observação em uma construção vertical, sendo composta por salas comerciais e apartamentos residenciais, totalizando 20 pavimentos e 11.505m² de área construída, localizada no centro da cidade de Xanxerê - SC. O relatório de estágio apresenta referencial teórico que apresenta autores e normativas que abordam as etapas escolhidas para acompanhamento "in loco", sendo elas: montagem de fôrmas de madeira, armação e concretagem de elementos estruturais (pilares, vigas e lajes), agregando à estes uma análise do canteiro de obras e processo de segurança aplicada ao canteiro. A edificação era composta por estruturas de concreto armado, formada por pilares, vigas e lajes. As lajes variavam entre maciças e nervuradas, estas com utilização de formas recuperáveis de polipropileno, popularmente conhecidas por “cubetas”. A partir da elaboração do referencial teórico com foco nas etapas elencadas para observação, foram comparados os métodos aplicados no processo executivo com os métodos apontados pelos autores citados. Essa pesquisa, juntamente com as imagens colhidas in loco estão expostos em relatório apresentado e aprovado por banca devidamente composta por professores do colegiado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ostetto, M. A., & Coradi, C. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ESTUDO E OBSERVAÇÃO DO MÉTODO CONSTRUTIVO DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO DE UM EDIFÍCIO VERTICAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18269

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>