DESPERTAR – GRUPO TERAPÊUTICO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Paula Rosa Unoesc
  • Marilda Saccol
  • Jaqueline Ferrari
  • Camila Rodrigues de Oliveira
  • Caroline Borges da Silva
  • Kerlain Spier
  • Sabrina Santos Lemos

Resumo

Entre as modalidades de tratamento do campo de atuação do psicólogo estão os grupos terapêuticos. A vivência grupal proporciona o compartilhamento de experiências, empatia e confiança entre os membros do grupo levando a melhora nas relações sociais,  além de expressão de sentimentos, ampliação de conhecimento sobre questões diversificadas e alívio emocional. Cabe ao coordenador ser um facilitador( mediador) do desenvolvimento das potencialidades do grupo e das suas individualidades. Desta forma este projeto além de  possibilitar à comunidade um recurso de apoio psicológico aos seus clientes oferece também  aos acadêmicos de graduação em psicologia a oportunidade de um novo aprendizagem a partir das vivências com estes grupos.  O Grupo Terapêutico para Crianças com Dificuldade de Aprendizagem intitulado “DESPERTAR”, é destinado a crianças com dificuldade de aprendizagem buscando oferecer as crianças atividades que diminuam o fracasso escolar e gerem maior segurança e  autoestima para suas vidas. O projeto visa não somente trabalhar as dificuldades, mas também estimular o potencial de cada criança e ou adolescente com objetivo de fazer com que os mesmos percebam o seu grau de importância enquanto ser humano e desenvolvam o potencial cognitivo, afetivo, maturacional e social, áreas essas, indispensáveis para o desenvolvimento saudável do ser humano.

 As atividades que foram realizadas procuraram  estimular o potencial de cada criança, nos aspectos mencionados  através de atividades pedagógicas e  lúdicas com resultados altamente positivos  para sua suas reais dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Rosa, A. P., Saccol, M., Ferrari, J., Oliveira, C. R. de, Silva, C. B. da, Spier, K., & Lemos, S. S. (2018). DESPERTAR – GRUPO TERAPÊUTICO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18233

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>