Viagem de Estudos: Diversos Olhares avaliados através de Concurso Fotografico

Autores

  • Marcia Regina Sartori DAMO Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Susan Lee Gohran Miolo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rachel Batiston Dall´Agnol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • thairis Granzotto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc, Campus Chapecó, na sua 7ª fase priorizou dentro das atividades complementares a realização de uma viagem de estudos as cidades de Buenos Aires, Montevideu, Colonia do Sacramento e Punta de Leste. Para marcar a viagem, diversas atividades foram desenvolvidas para o melhor aproveitamento e  assimilação do aprendizado em sala de aula nas áreas do urbanismo e do patrimônio arquitetônico destas cidades de papel marcante na América do Sul. Antes de ocorrer a viagem o grupo de 32 alunos foi dividido em 8(oito) equipes que estudaram 8(oito) temáticas diferentes das cidades a serem visitadas. Esta estratégia propiciou que a visita fosse mais intensa na observação dos detalhes já que a história, a finalidade e os profissionais responsáveis, já haviam sido amplamente estudados. Outro ponto muito importante foi a realização de um concurso fotográfico em duas modalidades: urbano e arquitetônico. As fotos foram tiradas durante a viagem e cada aluno inscreveu uma foto em cada modalidade as quais foram analisadas por um juri composto por professores do curso e um arquiteto externo os quais selecionaram 6(seis) fotos em cada categoria. Estas doze fotos foram publicadas na rede social Facebook e o último critério para se escolher os vencedores foi o maior numero de compartilhamentos.  No final,  na categoria urbano o aluno vencedor conseguiu 84 compartilhamentos na categoria Urbano e na categoria Arquitetura 143 compartilhamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Sartori DAMO, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Civil na Área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

DAMO, M. R. S., Miolo, S. L. G., Dall´Agnol, R. B., & Granzotto, thairis. (2018). Viagem de Estudos: Diversos Olhares avaliados através de Concurso Fotografico. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18018

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>